Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Sam Smith e Demi Lovato estão prontas pro amor na esperada “I’m Ready”; leia nossas impressões

Você está prontx?

“I’m Ready”, o dueto de Sam Smith com Demi Lovato está finalmente entre nós! A faixa e o clipe foram lançados nesta quinta (16). Depois de algumas semanas de divulgação, com fotos que remetiam aos anos oitenta. E essa estética seguiu com força no videoclipe, que ficou lindo, cheio de brilho e com Sam e Demi servindo looks marcantes, sensualidade e força, numa vibe super olímpica:

A canção era originalmente prevista para estar no terceiro disco de Sam Smith, que não tem mais um nome ou data de lançamento por enquanto. O trabalho seria teria o nome de “To Die For”. Entretanto, pela atual pandemia da Covid-19, Sam e a equipe acreditaram não ser o momento de soltar o disco, especialmente pelo nome.

Em entrevista ao canal ET Canada, Sam comentou que as novas canções são sobre ser uma pessoa amada e descobrir mais sobre sua expressão de gênero – tendo se declarado em 2019 como uma pessoa de gênero não-binário. “Eu não quero lançar canções tristes neste momento”, revelou na entrevista, onde também contou que trabalhar com Demi Lovato é incrível, porque seu processo de aprender a cantar vem muito de crescer imitando a cantora.

Demi, por sua vez, tem nos apresentado faixas muito fortes nos últimos meses, que são bem honestas sobre as vivências que ela teve. No mês passado, a cantora foi ao programa da Ellen DeGeneres, onde comentou sobre seus problemas com o abuso de álcool e transtornos alimentares, como a bulimia, com o qual ela tem lidado há alguns anos. Sendo seu mais recente lançamento (antes de “I’m Ready”), “I Love Me” fala sobre não se identificar com nada, se culpar até pelo o que come e questionar quando o amor próprio vai ser o suficiente. A honestidade de ambas, junto à amizade que construíram, transforma-se nesse dueto muito potente.

A música começa com Sam dizendo sobre a frieza de estar sozinhx numa noite de verão. Poético. A letra parece um reflexo de perceber que uma conexão amorosa profunda vem de trocar, não só de oferecer ou ter expectativa de receber amor, como Sam mesmx conta em entrevistas. É nesse jogo sobre estar perto do que você deseja que a canção se desenvolve. De certa forma, podemos também dizer que é uma boa analogia ao que a produção entrega: um desejo que se concretiza, mas não exatamente como a gente espera.

A faixa começa pequena em som, com uns samples criando textura ao fundo, e vai crescendo para um refrão que tem aquele som de baixo 808 rasgando de uma forma deliciosa. Sons mais estourados estão muito em alta (talvez inclusive por influência dos memes do TikTok), mas em “I’m Ready”, fica em aberto a questão sobre ter sido mesmo uma boa escolha de textura para o som da canção, que tem uma letra tão honesta e melodia cativante.

O refrão fica na cabeça. É ótimo e cumpre demais suas expectativas como obra pop, mas parece que os sons escolhidos são experimentais de um jeito que… não é o óbvio. E em se tratando das expectativas que estávamos construindo, sobre ser um dueto de divas de forma mais tradicional, pode ser uma quebra.

Entretanto, nada tira o valor da faixa, especialmente pela linda energia criada pelas duas vozes (tão controladas e potentes) juntas. A música logo pega um caminho mais confortável, quando vai para a seção na qual o refrão fica mais suave, no piano e um coral entra. É O QUE A GENTE ESTAVA ESPERANDO.

Pode-se dizer que a canção a este ponto lembra bastante o trabalho do Labrinth, tipo o recente sucesso ‘All For Us”, da trilha da série “Euphoria“, da HBO.

“I’m Ready” termina com Demi e Sam entregando uma expectativa de que a faixa ainda pudesse crescer mais, para vocais super altos e cheios de firula. Mas a letra de tudo que acabamos de ouvir nos conforta. No fim, todo o estranhamento em relação à produção da faixa fica menos evidente, especialmente se a colocarmos em perspectiva com as outras faixas desse futuro projeto de Sam, como “How Do You Sleep”. A escolha sonora faz sentido.

É sempre muito especial ver artistas tão honestos criando coisas juntos, né? Diz pra gente o que achou do dueto <3

 

voltando pra home