“Mulheres, gemer só de prazer!”, diz Elza Soares em show político no Rock In Rio

Gentem, que momento histórico! Elza Soares, o maior nome vivo do samba brasileiro, fez uma apresentação de tirar o fôlego na tarde deste domingo (29) no Rock In Rio. A artista, que lançou no último dia 13 de setembro o disco “Planeta Fome”, comandou um show de estreia durante pouco mais de 1h em que o Brasil e suas mazelas (como o machismo, o racismo e a LGBTfobia) foram o cerne de seu discurso.

Ao lado dela, subiram ao palco artistas jovens da música popular brasileira como Jéssia Ellen, As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Edgar. Com várias intervenções em defesa das minorias, Elza fez pedidos para que “abrissem seu microfone”. Ela queria, independente do canal que escolhesse usar, ser ouvida.

“É preciso gritar, ir pras ruas, aprender a votar. Vocês não sabem votar, nós não sabemos. Vamos para as ruas, vamos buscar nossos direitos. Esse Rio de Janeiro acabado, esse Rio de Janeiro completamente distorcido. Vamos falar até não aguentar mais”.

Seguindo algo que já havia sido sinalizado no show anterior, entre Plutão Já Foi Planeta e Mahmundi, a deusa relembrou ao cantar “A Carne” nomes de pessoas negras que se foram, convertendo-se em mártires da lutas sociais.

“Ágatha Félix tinha 8 anos. O músico Evaldo Rosa levou 80 tiros. Marielle Franco lutava pelo direito dos negros e dos pobres. Quero um CHEGA bem forte, chega de perseguir”.

Com um repertório centrado majoritariamente em seus três últimos discos, “A Mulher do Fim do Mundo”, “Deus é Mulher” e, claro, “Planeta Fome”, ela se posicionou contra o machismo e a violência, deixando seu recado:

“Mulheres, a história agora é outra. Gemer, só de prazer. Chega de sofrer calada, denuncie, por favor. É 180 neles! Machistas não passarão! E não é não”.

Um momento bem forte também aconteceu quando o trio As Bahias e a Cozinha Mineira subiram ao palco. Ao som de “Se Acaso Você Chegasse”, elas arrebataram o público e puxaram um coro de “Viva as travestis”.

O Rock In Rio 2019 segue noite adentro com apresentações de Ivete Sangalo, Iza, Bon Jovi e mais!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

Quem é James Sweeney? Conheça o ator, diretor e roteirista de “Twinless”, romance gay que estreou agora no Brasil

Quem ama acompanhar o mundo do cinema sempre fica animado igual a gente quando um…

1 minuto atrás
  • música

Para Bial, Rosalía revela que estudou Tom Jobim e adoraria fazer álbum inspirado na bossa nova

A tão aguardada entrevista de Pedro Bial com Rosalía, feita no Rio de Janeiro, foi…

45 minutos atrás
  • cinema

Netflix surpreende o mercado e compra a Warner Bros. Discovery por R$ 440 bilhões

A Netflix confirmou nesta sexta-feira (05) a compra da Warner Bros. Discovery por US$ 83…

2 horas atrás
  • series

CCXP25: “Cangaço Novo 2” será “mais violenta” e com “cenas de ação monumentais”

O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…

15 horas atrás
  • cinema

“Tensão deliciosamente desconfortável”: veja as críticas do intenso “Twinless”, que estreia no Brasil

O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…

19 horas atrás
  • famosos

“Ela tem muito molho”, diz Rosalía sobre cantora mineira Marina Sena

Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…

20 horas atrás