Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação/Renan Olivetti
Foto: Divulgação/Renan Olivetti
Rock in Rio 2019

“Mulheres, gemer só de prazer!”, diz Elza Soares em show político no Rock In Rio

Gentem, que momento histórico! Elza Soares, o maior nome vivo do samba brasileiro, fez uma apresentação de tirar o fôlego na tarde deste domingo (29) no Rock In Rio. A artista, que lançou no último dia 13 de setembro o disco “Planeta Fome”, comandou um show de estreia durante pouco mais de 1h em que o Brasil e suas mazelas (como o machismo, o racismo e a LGBTfobia) foram o cerne de seu discurso.

Ao lado dela, subiram ao palco artistas jovens da música popular brasileira como Jéssia Ellen, As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Edgar. Com várias intervenções em defesa das minorias, Elza fez pedidos para que “abrissem seu microfone”. Ela queria, independente do canal que escolhesse usar, ser ouvida.

“É preciso gritar, ir pras ruas, aprender a votar. Vocês não sabem votar, nós não sabemos. Vamos para as ruas, vamos buscar nossos direitos. Esse Rio de Janeiro acabado, esse Rio de Janeiro completamente distorcido. Vamos falar até não aguentar mais”.

Seguindo algo que já havia sido sinalizado no show anterior, entre Plutão Já Foi Planeta e Mahmundi, a deusa relembrou ao cantar “A Carne” nomes de pessoas negras que se foram, convertendo-se em mártires da lutas sociais.

“Ágatha Félix tinha 8 anos. O músico Evaldo Rosa levou 80 tiros. Marielle Franco lutava pelo direito dos negros e dos pobres. Quero um CHEGA bem forte, chega de perseguir”.

Com um repertório centrado majoritariamente em seus três últimos discos, “A Mulher do Fim do Mundo”, “Deus é Mulher” e, claro, “Planeta Fome”, ela se posicionou contra o machismo e a violência, deixando seu recado:

“Mulheres, a história agora é outra. Gemer, só de prazer. Chega de sofrer calada, denuncie, por favor. É 180 neles! Machistas não passarão! E não é não”.

Um momento bem forte também aconteceu quando o trio As Bahias e a Cozinha Mineira subiram ao palco. Ao som de “Se Acaso Você Chegasse”, elas arrebataram o público e puxaram um coro de “Viva as travestis”.

O Rock In Rio 2019 segue noite adentro com apresentações de Ivete Sangalo, Iza, Bon Jovi e mais!

voltando pra home