Jean-Luc Godard é um dos maiores cineastas vivos e ele tem opiniões bem fortes sobre cinema e a onda recente dos serviços de streaming.
Em uma raríssima aparição pública durante a entrega do prêmio FIAF 2019, na Suíça, que consagra personalidades que contribuem para a história do cinema e a preservação do patrimônio cultural, Godard falou sobre seu novo filme “The Image Book” ou “Imagem e Palavra”.
O longa é descrito como “uma meditação caleidoscópica sobre a natureza do cinema com excertos de filmes, textos literários e música clássica”. O filme chegou a receber uma Palma d’Ouro Especial no Festival de Cannes.
Mas, além disto, também falou sobre o advento dos serviços de streaming e de vídeos sob demanda [via IndieWire]:
“Outra perda, na minha opinião, será o fim dos DVDs, de uma certa maneira. Com a Netflix e tudo mais… As pessoas usam para assistir a um filme do jeito que querem, e elas não vão mais aos cinemas. ”
Recentemente, é impossível deixar de lembrar, a Netflix foi alvo de críticas do cineasta Steven Spielberg, que montou uma campanha para que a Academia reconsiderasse as regras de elegibilidade de filmes de serviços de streaming ao Oscar.
Ainda sobre seu último filme, Jean-Luc comentou:
Contar essa história, tanto em imagens como em palavras, para o cinema falar por si. Meu último filme, por exemplo, é feito exclusivamente de filmes. Eu tento alcançar algo da linguagem que a pintura teve, que a música teve, que o cinema também teve um pouco durante a era do silêncio e que perdeu. Perdeu em favor do que chamamos de fotos faladas ”.
Godard foi pioneiro na Nova Onda do cinema francês nos anos 1960.
As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…
ORGULHO NACIONAL! Wagner Moura aparece em dose dupla na lista de indicados ao 31º Critics…
Calma. A gente não errou a editoria, não! Gabriel Leone, ator brasileiro incrível com projetos…
Senta e espera: as filmagens da sequência de “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (2023) começarão…
Quem ama acompanhar o mundo do cinema sempre fica animado igual a gente quando um…
A tão aguardada entrevista de Pedro Bial com Rosalía, feita no Rio de Janeiro, foi…
Leave a Comment