Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Jean-Luc Godard comenta sobre a era dos serviços de streaming: “Outra perda será o fim dos DVDs”

Jean-Luc Godard é um dos maiores cineastas vivos e ele tem opiniões bem fortes sobre cinema e a onda recente dos serviços de streaming.

Em uma raríssima aparição pública durante a entrega do prêmio FIAF 2019, na Suíça, que consagra personalidades que contribuem para a história do cinema e a preservação do patrimônio cultural, Godard falou sobre seu novo filme “The Image Book” ou “Imagem e Palavra”.

O longa é descrito como “uma meditação caleidoscópica sobre a natureza do cinema com excertos de filmes, textos literários e música clássica”. O filme chegou a receber uma Palma d’Ouro Especial no Festival de Cannes.

Mas, além disto, também falou sobre o advento dos serviços de streaming e de vídeos sob demanda [via IndieWire]:

“Outra perda, na minha opinião, será o fim dos DVDs, de uma certa maneira. Com a Netflix e tudo mais… As pessoas usam para assistir a um filme do jeito que querem, e elas não vão mais aos cinemas. ”

Recentemente, é impossível deixar de lembrar, a Netflix foi alvo de críticas do cineasta Steven Spielberg, que montou uma campanha para que a Academia reconsiderasse as regras de elegibilidade de filmes de serviços de streaming ao Oscar.

Ainda sobre seu último filme, Jean-Luc comentou:

Contar essa história, tanto em imagens como em palavras, para o cinema falar por si. Meu último filme, por exemplo, é feito exclusivamente de filmes. Eu tento alcançar algo da linguagem que a pintura teve, que a música teve, que o cinema também teve um pouco durante a era do silêncio e que perdeu. Perdeu em favor do que chamamos de fotos faladas ”.

Godard foi pioneiro na Nova Onda do cinema francês nos anos 1960.

voltando pra home