Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
famosos

Caetano Veloso, Anitta, Pabllo Vittar, Daniela Mercury e mais se posicionam contra a “PEC da Blindagem”

A aprovação da chamada “PEC da Blindagem” pela Câmara dos Deputados nesta semana gerou forte reação em todo o país. O texto, que agora será analisado pelo Senado, muda a Constituição para dificultar punições contra parlamentares: deputados e senadores só poderão ser presos ou processados com autorização das próprias Casas Legislativas (a Câmara dos Deputados e o Senado Federal), que terão até 90 dias para decidir. Na prática, cria-se uma barreira que pode tornar quase impossível responsabilizar congressistas por crimes.

A resposta veio rápido. Artistas de diferentes gerações se manifestaram contra a medida em uma campanha organizada pelo coletivo 342 Artes, criado por Paula Lavigne. Caetano Veloso chamou a proposta de “PEC da bandidagem” e convocou protestos em frente ao Congresso Nacional, Anitta disse que a aprovação foi um “desserviço” à política e Daniela Mercury fez um apelo direto aos senadores: “Contamos com vocês para impedir esse absurdo autoritário”.

Outros nomes como Maria Bethânia, Sandra de Sá, Patricia Pillar, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte, Ana Carolina, Tony Bellotto e muitos outros também aderiram ao movimento.

A votação aconteceu no mesmo dia em que a Câmara acelerou a tramitação do projeto da anistia, que busca perdoar envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

Atos de protesto já estão marcados para domingo (21) em São Paulo e no Rio de Janeiro, para pressionar o Senado a barrar a proposta. Confira mais artistas que se manifestaram aqui:

O que está em jogo, segundo artistas e especialistas, não é apenas uma disputa entre governo e oposição, mas o próprio equilíbrio da democracia.

Para eles, blindar políticos contra a Justiça significa enfraquecer a fiscalização, dificultar o combate à corrupção e abrir espaço para a impunidade.

E aí, a sua fav se pronunciou?

voltando pra home

PAPELPOP
Termos de Privacidade

Utilizamos cookies para personalizar sua experiência. Ao prosseguir, você aceita nossos termos e privacidade.