Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Caetano Veloso, Anitta, Pabllo Vittar, Daniela Mercury e mais se posicionam contra a “PEC da Blindagem”
A aprovação da chamada “PEC da Blindagem” pela Câmara dos Deputados nesta semana gerou forte reação em todo o país. O texto, que agora será analisado pelo Senado, muda a Constituição para dificultar punições contra parlamentares: deputados e senadores só poderão ser presos ou processados com autorização das próprias Casas Legislativas (a Câmara dos Deputados e o Senado Federal), que terão até 90 dias para decidir. Na prática, cria-se uma barreira que pode tornar quase impossível responsabilizar congressistas por crimes.
Ver essa foto no Instagram
A resposta veio rápido. Artistas de diferentes gerações se manifestaram contra a medida em uma campanha organizada pelo coletivo 342 Artes, criado por Paula Lavigne. Caetano Veloso chamou a proposta de “PEC da bandidagem” e convocou protestos em frente ao Congresso Nacional, Anitta disse que a aprovação foi um “desserviço” à política e Daniela Mercury fez um apelo direto aos senadores: “Contamos com vocês para impedir esse absurdo autoritário”.
Ver essa foto no Instagram
Outros nomes como Maria Bethânia, Sandra de Sá, Patricia Pillar, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte, Ana Carolina, Tony Bellotto e muitos outros também aderiram ao movimento.
A votação aconteceu no mesmo dia em que a Câmara acelerou a tramitação do projeto da anistia, que busca perdoar envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado.
Atos de protesto já estão marcados para domingo (21) em São Paulo e no Rio de Janeiro, para pressionar o Senado a barrar a proposta. Confira mais artistas que se manifestaram aqui:
Ver essa foto no Instagram
O que está em jogo, segundo artistas e especialistas, não é apenas uma disputa entre governo e oposição, mas o próprio equilíbrio da democracia.
Para eles, blindar políticos contra a Justiça significa enfraquecer a fiscalização, dificultar o combate à corrupção e abrir espaço para a impunidade.
E aí, a sua fav se pronunciou?