Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Reprodução/YouTube)
(Foto: Reprodução/YouTube)
cinema

“Meu Oscar é trans”, diz Zoe Saldaña sobre estatueta por “Emilia Pérez”

Em nova entrevista à People, divulgada nesta quarta-feira (11), a atriz Zoe Saldaña revelou que seu Oscar “é trans” e usa os pronomes neutros “elu/delu”. “Meu Oscar está no meu escritório e tem gênero fluido”, disse.

Ela venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo musical “Emilia Pérez” na cerimônia deste ano, realizada em março, desbancando Ariana Grande, de “Wicked”, Isabella Rossellini, de “Conclave”, Felicity Jones, de “O Brutalista”, e Monica Barbaro, de “Um Completo Desconhecido”.

No filme, lançado em 2024, a winner interpreta a advogada Rita. A personagem é contratada para ajudar o líder do cartel mexicano, Manitas, a passar por uma transição de gênero e viver como a mulher que sempre sonhou ser, Emilia Pérez.

A produção deu o que falar na temporada de premiações — para o bem e para o mal. Sua trajetória começou no Festival de Cannes 2024, onde levou o Prêmio do Júri e o de Melhor Atriz (dividido por Karla Sofía Gascón, Saldaña e Selena Gomez). Depois, levou quatro troféus no Globo de Ouro 2025.

Por outro lado, recebeu fortes críticas por representar a França com uma história do México e um investimento da Netflix dos Estados Unidos. A escassez de mexicanos na equipe, os sotaques em espanhol (“aperfeiçoados” com IA) e a representação trans também causaram revolta.

A polêmica cresceu quando Gascón insinuou que a equipe de Fernanda Torres, sua concorrente no Oscar de Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, estaria alimentando ódio contra ela e “Emilia Pérez” nas redes sociais.

Uma série de publicações com teor preconceituoso no X, ex-Twitter, da protagonista do longa-metragem também contribuiu para as controvérsias, resultando no enfraquecimento de sua campanha. Você acompanhou?

voltando pra home

PAPELPOP
Termos de Privacidade

Utilizamos cookies para personalizar sua experiência. Ao prosseguir, você aceita nossos termos e privacidade.