Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
televisão

“Vai na Fé”, nova novela da TV Globo, tem a receita ideal para ser o novo hit da TV

O primeiro mês do ano já chega trazendo novidade na grade de novelas da Rede Globo: a obra “Vai na Fé” estreia nesta segunda-feira (16) na programação da emissora e tem tudo para ser o novo hit do canal carioca.

A trama criada e escrita por Rosane Svartman tem direção artística de Paulo Silvestrini e acompanha Sol (Sheron Menezzes), uma mulher de fé, mãe, batalhadora, que mora em Piedade, bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro. A personagem vende quentinhas no centro da cidade, mas uma reviravolta em sua vida está prestes a mudar toda sua trajetória.

Com o desenrolar dos episódios, ela terá que decidir entre continuar com a vida que vem levando ou se aventurar em uma carreira artística.

É claro que esse é apenas o pontapé do folhetim. Por isso, o Papelpop listou alguns motivos que nos fazem acreditar que “Vai na Fé” é o próximo sucesso da faixa das 19h. Bora conferir?

A protagonista que a gente sabia que precisava

Sheron Menezzes será a talentosa e guerreira Sol. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Sheron Menezzes será a talentosa e guerreira Sol. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Dá para acreditar que Sheron Menezzes nunca tinha vivido uma protagonista de novela? Mesmo sendo um dos principais nomes da teledramaturgia do país, a atriz ainda não havia ganhado um personagem principal em uma trama do plim plim. ABSURDO! Porém, finalmente, essa história vai ser mudada a partir de hoje.

Em “Vai na Fé”, Sheron interpreta Solange, a Sol, uma mulher bem brasileira, que leva uma vida de luta, mas sem perder o brilho no olhar. Moradora de Piedade, subúrbio do Rio de Janeiro, ela vende quentinhas no Centro da Cidade. Casada com Carlão (Che Moais) e mãe de Jenifer (Bella Campos), de 18 anos, e Duda (Manu Estevão), de 12 anos, ela trabalha com a amiga de infância Bruna (Carla Cristina Cardoso). Sol é filha de Marlene (Elisa Lucinda), viúva e grande referência da família. Foi ela quem iniciou o negócio das quentinhas.

Como o próprio nome da obra já indica, a fé é um dos pilares da trama e a religião também faz parte disso. Aos domingos, a família se reúne na igreja da qual Sol faz parte do coral. Foi lá que ela conheceu Carlão. Mas, embora cantasse na igreja desde jovem, ela também aproveitava os finais de semana para ir ao baile funk, escondida dos pais. Ela era conhecida como a princesa do baile, a gata das gatas. Chique, né?

Anos depois, um acaso pode levar Sol para os palcos. Em um dia de trabalho no Centro, um cliente encomenda várias quentinhas para serem entregues em uma casa de show próxima. Sol é encarregada para a tarefa. Ao chegar lá, vê no palco Lui Lorenzo (José Loreto), cantor pop beeeem caricato. Para a surpresa de Sol, Vitinho (Luis Lobianco), um velho amigo com quem perdeu contato, trabalha na produção do cantor e precisa de uma nova backing vocal da banda de Lui. Já deu para imaginar o que vem pela frente, né?

No meio disso tudo, Sol ainda viverá um triângulo amoroso entre, Lui Lorenzzo (Loreto) e Benjamin, o Ben (Samuel de Assis), advogato com quem viveu uma paixão na juventude.

Pelas redes sociais, Sheron celebrou essa conquista de viver uma protagonistas — anos após estar na ativa como atriz:

“Eu esperei vinte anos por esse momento… e agora meu coração não consegue caber no meu peito… ele tá explodindo de amor e orgulho. ORGULHO de mim. Orgulho de todos que me apoiaram, me incentivaram, que acreditaram!!!!! Orgulho de tudo que conquistei. Do tanto que batalhei… Esse momento é meu e é nosso!!!!”, escreveu.

Músicas que saem da novela

José Loreto vive o cantor Lui Lorenzo na novela. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Já deu para perceber que “Vai na Fé” é uma novela bem musical, certo? Sol, canta na igreja, mas, agora, vai se juntar a banda de Lui Lorenzo, interpretado por José Loreto. O cantor pop é uma versão brega de artistas dos anos 1990 e 2000 com direito a dançarinas, coreografia, figurino que mistura o sexy e cafona, além de músicas chicletes.

A grande inspiração de Loreto não é uma única figura da música nacional. São várias, de Sidney Magal a muitos outros. “Minha dança é mais para o Magal, meu estilo mais para Luis Miguel. Tem coisas que pego de vários cantores”, revelou Loreto ao Papelpop na festa de lançamento da novela, no Rio de Janeiro.

Sobre a preparação para o personagem, o ator revela estar orgulhoso do trabalho que fez até aqui. “Já faz uns cinco anos que coloco no dia 31 dezembro ‘me dedicar ao canto, me dedicar a música’. Passa o ano, e eu não consigo me dedicar. Agora, não tem jeito. Foi na marra. E tá bonito, estou gostando”, afirmou.

Com o objetivo de ganhar o público, a novela parece estar investindo nesse lado musical. Isso porque Lui — ou José Loreto — já tem um álbum completo disponível nas plataformas. Daria seu streaming?

Já a excelente faixa de abertura da novela, ficou por conta de Negra Li e MC Liro. A música “Vai dar certo (Vai na fé)”, composta especialmente para a novela, é de autoria dos compositores MC Liro, Anchieta, Daniel Musy, Julio Raposo, Marquinho O Sócio, Pepe Santos e Uiliam Pimenta. A canção surgiu a partir do refrão do funk “Vai dar fé”, hit de Liro.

 

Canetada da hitmaker!

Rosane Svartman, autora e criadora de “Vai na Fé”, tem colecionado sucessos na faixa das 19h da Rede Globo. Ela é responsável por “Bom Sucesso” (2019) e “Totalmente Demais” (2015) e, agora, tem um novo desafio: repetir a aclamação de público e crítica. Para que isso seja feito, a roteirista ampliou o seu olhar, trazendo parceiros para o desenvolvimento da trama.

Segundo Svartman, as temáticas da novela vêm sendo construídas a muitas mãos, com uma equipe diversa de autores e pesquisadores.

“É importante trazer pessoas diferentes, de gerações diferentes para escutar e escrever junto. Não faço sozinha. Somos uma banda onde cada um traz seu instrumento, olhar e ponto de vista. A reunião de bloco é todo mundo junto. Fiz faculdade de cinema, sempre ouvi que cinema se faz em turma e não achei que pudesse transferir isso para a televisão. Mas aprendi que dá sim, e começa na sala de roteiro”, disse a autora, em comunicado oficial.

Para ela, o público também é um termômetro para a evolução da trama. “A novela é obra aberta, a gente vê o que acontece. Eu não escrevo o final. Eu gosto do que falam no Twitter”, revelou. “Isso que a novela provoca do passional com o público, acho espetacular. E hoje tem essa amplificação das redes sociais, o nos dá um possível retrato da repercussão da novela em todo o país”, completou a autora.

 

Elenco estrelado

Elenco de peso: Renata Sorrah, Regiane Alves, Carolina Dieckmann, Mel Maia e muito mais. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Elenco de peso: Renata Sorrah, Regiane Alves, Carolina Dieckmann, Mel Maia e muito mais. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Além de Sheron Menezzes, José Loreto e Samuel de Assis, o elenco traz nomes consagrados da atuação nacional, como Renata Sorrah e Elisa Lucinda. A novela também marca o retorno de Carolina Dieckmann à TV. Emilio Dantas, Regiane Alves e Luis Lobianco também estão entre os destaques.

Jean Paulo Campos, que faz sua estreia na Rede Globo, contracena com Mel Maia e Bella Campos. “É meu primeiro personagem adulto (Yuri), em uma nova emissora. Estou muito ansioso e feliz também. Eu fiz o teste enquanto estava fazendo um série para o Globoplay, então tava tudo junto. É muito diferente fazer um personagem entrando na vida adulta. Muita coisa para transparecer na tela”, resume Jean.

Criada e escrita por Rosane Svartman, com direção artística de Paulo Silvestrini, “Vai na Fé” tem direção geral de Cristiano Marques e a direção é de Isabella Teixeira, Juh Almeida, Augusto Lana e Matheus Senra. A obra é escrita com Mário Viana, Pedro Alvarenga, Renata Corrêa, Renata Sofia, Sabrina Rosa e Fabricio Santiago, e a pesquisa é de Paula Teixeira. A produção é de Mariana Pinheiro e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

 

voltando pra home