Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

Festival de Cinema de Berlim eliminará distinção de gênero em premiações

A organização do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou nesta semana que a partir de 2021 não contará mais com prêmios de atuação divididos por categorias de gênero. Programada para acontecer entre os dias 11 e 21 de fevereiro, a honraria deixa de oferecer aos concorrentes os tradicionais Ursos de Prata de Melhor Atriz e Melhor Ator.

No lugar passam a ser entregues os troféus de Melhor Performance Principal e Melhor Performance Coadjuvante. “Nós acreditamos que não separar os prêmios na área de atuação por gênero é um sinal de consciência mais sensível ao gênero na indústria do cinema”, disseram Mariette Rissenbeek e Carlo Chatria, diretores da Berlinale.

Em 2020, os últimos vencedores das categorias extintas, que ofereciam prêmios por distinção de gênero, foram o ator italiano Elio Germano, por sua participação em “Hidden Away”, e a alemã Paula Beer, protagonista de “Undine”.

A organização da Berlinale também afirmou em nota que se prepara para um evento físico – o primeiro desde o início da pandemia, responsável por reconfigurar grande parte da indústria da cultura ao longo dos últimos meses.

Mostrando-se confiantes, os diretores do evento afirmaram que estão satisfeitos que festivais com público presente, fisicamente, estejam se organizando para voltar a acontecer. “Os festivais e mercados são locais de encontro e comunicação. Isso se aplica tanto ao público quanto à indústria. Vemos uma característica importante e única dos festivais em sua relação dinâmica com o público. Em tempos de pandemia, fica mais claro ainda que precisamos de espaços de experiência analógica”.

voltando pra home

PAPELPOP
Termos de Privacidade

Utilizamos cookies para personalizar sua experiência. Ao prosseguir, você aceita nossos termos e privacidade.