Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Oscar 2026: “O Agente Secreto” leva cinema nacional para o mundo e conquista quatro indicações
Como canta Marina Sena: hoje cê pode me esquecer, É CARNAVAL NO BRASIL!
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, segue dando muito orgulho para nosso país e levou nossa sétima arte para Hollywood e o mundo.
A obra, que já levou mais de 1,5 milhão de pessoas às salas de cinema, conquistou quatro indicações no Oscar 2026, principal premiação de cinema do mundo, nesta quinta-feira (22).
Veja as categorias: melhor elenco, para o diretor de elenco Gabriel Domingues; melhor filme internacional; melhor ator, para Wagner Moura; e melhor filme, a principal da noite.
Com o feito, a produção bate “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que concorreu em três categorias, em 2025.
Este é o sexto longa-metragem do Brasil a concorrer para filme internacional: “Ainda Estou Aqui”, de 2025, que venceu; “O Pagador de Promessas” (1963); “O Quatrilho” (1996); “O Que É Isso, Companheiro?” (1998); e “Central do Brasil” (1999).
O filme protagonizado por Moura já venceu o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards deste ano nesta mesma categoria.
O ator baiano se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma indicação de Melhor Ator.
No geral, Wagner é o terceiro brasileiro a concorrer ao Oscar em categorias de atuação. Antes dele, foram indicadas as atrizes Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil” (1998), e Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui” (2025). As duas perderam.
Fora isso, o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado na categoria Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”.
O longa também rendeu ao profissional o prêmio da mesma categoria no Critics Choice Awards.
Estrelado por Joel Edgerton e dirigido por Clint Bentley, a trama acompanha a trajetória de um lenhador que leva uma vida simples enquanto enfrenta o amor e a perda em meio às transformações dos Estados Unidos no início do século 20.