cinema

“É fruto de políticas públicas inteligentes”, diz Kleber Mendonça Filho sobre “O Agente Secreto”

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho falou, nesta quinta-feira (22), em “energia incrível”  do povo brasileiro diante das quatro indicações de “O Agente Secreto” no Oscar 2026 (incluindo, a de melhor filme).

No vídeo em que celebrou as nomeações, o diretor opinou sobre como políticas públicas culturais podem moldar e transformar a sociedade.

Leia íntegra do texto do cineasta:

“Muito obrigado por toda essa energia tão incrível que estamos sentindo do público brasileiro para “O Agente Secreto” e essas quatro indicações. Fiquei bem nervoso, mas foi bom acompanhar ao vivo a transmissão. Quero, também, agradecer a Neon pelo trabalho que vem sendo feito, e que agora terá continuidade no mês de fevereiro nos EUA divulgando o filme. Agradecer a Vitrine Filmes, aqui no Brasil, que fez o filme ser um arrasa quarteirão aqui. Passamos de um 1,5 milhão de espectadores, o que é absolutamente incrível. Quero mandar um grande abraço pro Wagner Moura, que estava num avião quando ele soube da indicação de melhor ator. Queria dizer uma coisa que é muito bom: esse filme está vindo um ano depois do “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. Esse filme tem o mesmo número de indicações que o “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Katia Lund. Fala-se muito dessa coisa das grandes premiações prestigiosas, mas eu quero lembrar que O Agente Secreto é uma combinação de muitas outras coisas. É a combinação de vir de uma cidade que é o Recife, que tem um talento nato para a cultura, para a literatura, para o teatro, para a música e, claro, para o cinema. O Agente Secreto não surgiu esse ano. Ele é fruto de muitos outros filmes. Não só os filmes que eu já fiz, mas não existiria sem “Amarelo Manga”, de Cláudio Assis, que foi a primeira vez que eu vi a cidade do Recife em uma tela de cinema. Aquilo me impactou muito. O filme é fruto de muitas coisas… É fruto de políticas públicas são uma maneira inteligente, está na nossa Constituição, de você investir na identidade do próprio país com políticas públicas para as artes. Eu realmente acho que a população do nosso país passa a se ver e é muito interessante e importante quando você se vê. Ver filmes de outros países é também parte do que nós somos. Eu fui construído vendo filmes do mundo inteiro e, claro, também de Hollywood. Mas você vê filmes brasileiros, produção artística brasileira, é de extrema importância. E o Brasil é um país que usa de forma inteligente o investimento público em produtos culturais por aqui. Assim como a indústria automobilística e o agro por aqui. Tudo isso faz parte de como a sociedade funciona. Investir no produto cultural do país é uma maneira inteligente de construir esse dinheiro. Temos novos filmes nacionais que vão estrear em [Festival de Cinema de] Berlim. Um grande abraço para todo mundo que tem acompanhado a trajetória de O Agente Secreto desde maio, em Cannes, e estamos aí. Tô muito feliz com esse dia de hoje. Um grande beijo.”

Assista ao vídeo:

Wagner Moura concorre em melhor ator no Oscar 2026, depois de vencer o Globo de Ouro e Cannes na mesma categoria.

O brasileiro Adolpho Veloso disputa, ainda, a categoria de melhor fotografia por “Sonhos de Trem”.

O filme “Pecadores, de Ryan Coogler, recebeu nada mais, nada menos que 16 indicações ao prêmio. A obra, então, bateu o recorde que pertencia a “A Malvada” (1950), “Titanic” (1997) e “La La Land” (2016), que conquistaram 14 nomeações em seus respectivos anos.

VEJA TODOS OS INDICADOS AQUI!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Lollapalooza Brasil 2026 divulga nova cenografia do Palco Perry’s by Fiat

O Lollapalooza Brasil chega a sua 13ª edição com uma cenografia completamente nova e eletrizante…

53 minutos atrás
  • famosos

Boy George manda Chappell Roan “abraçar a fama” após ela brigar com fotógrafos mais uma vez

Após um momento tenso com paparazzi em Paris na última segunda-feira (9), a cantora Chappell…

60 minutos atrás
  • famosos

Sophie Charlotte fala sobre trabalhar com o ex-namorado Xamã: “Não tem climão”

Em entrevista para revista Quem, divulgada nesta terça-feira (10), Sophie Charlotte, nossa amada Gerluce de…

2 horas atrás
  • televisão

“Por Você”: Taís Araujo recusa papel principal e Sheron Menezzes será protagonista da próxima novela das 19h, diz coluna

A Globo precisou mexer nos planos para sua próxima novela das sete. Inicialmente convidada para…

3 horas atrás
  • series

Miley Cyrus resgata peruca e celebra 20 anos de “Hannah Montana” em teaser de especial da Disney

Nesta terça-feira (10), após a exibição na TV, Miley Cyrus e a Disney divulgaram oficialmente…

5 horas atrás
  • cinema

Kathryn Hahn será Mamãe Gothel no live-action de “Enrolados”

A Disney acaba de confirmar a escalação de Kathryn Hahn para o live-action de “Enrolados”…

5 horas atrás