No dia em que Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” receberam indicações ao Critics Choice Awards, Alice Carvalho, Tânia Maria e Gabriel Leone foram na CCXP25, nesta sexta-feira (5), divulgar o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho.
Em um painel superemocionante, a atriz de 76 anos, que vive a comunista, anarquista e dona de segredos Dona Sebastiana, chorou com o calor e a recepção do público.
“Eu me sinto muito feliz por vocês. Dona Sebastiana foi um papel que foi feita para mim mesma. Eu amei. É muita felicidade para uma pessoa só.”
Com a voz embargada, Carvalho, que vive Fátima em uma cena de flashback arrebatadora, conta como o filme sobre o Recife dos anos 1970 é, também, universal.
“A forma como assertivamente como o tribal se comunica com o universal. Às vezes, as pessoas têm a ideia errônea de falar que um contexto muito específico – como a Recife dos anos 1970 – talvez não gere identificação com as pessoas mundo afora. Mas a estreia desse filme em Cannes é algo, de fato, que eu nunca vou esquecer. E o que a gente tem recebido de retorno do público brasileiro com orgulho do cinema nacional e, mais ainda, pelo respeito que eles estão tendo com o nosso cinema lá fora. Sei que vou colher isso na minha carreira. Tenho 29 anos, acho que isso é muito importante para as gerações que vão vir mais pra frente. Assim como dona Tânia, que está sendo aclamada nesse filme aos 76 anos de idade, isso pra mim é loucura”.
Já Leone, que vive o matador de aluguel Bobbi, comparsa do próprio padrasto, dá uma dica: é preciso ver o filme duas vezes para aumentar o leque de entendimento da obra.
“É uma dupla apresentada na violência, no crime, inserida no período da ditadura militar no Brasil em que isso era incentivado e legitimado. Quem já assistiu, eu recomendaria de assistir novamente. Eu fiz isso recentemente e o filme vai abrindo outras visões, outras camadas. Nada é a toa. O cinema do Kleber é composto de muitos detalhes, de muitas sutilezas”
Veja vídeos do painel:
O Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, juntou-se a outras…
O CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em entrevista à revista Variety que acha que…
As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…
ORGULHO NACIONAL! Wagner Moura aparece em dose dupla na lista de indicados ao 31º Critics…
Calma. A gente não errou a editoria, não! Gabriel Leone, ator brasileiro incrível com projetos…
Senta e espera: as filmagens da sequência de “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (2023) começarão…
Leave a Comment