Mais um gênio da música brasileira que se vai: morreu, nesta segunda-feira (!7), Jards Macalé aos 82 anos, no Rio de Janeiro. O cantor, compositor, arranjador e muito mais estava internado em um hospital na capital carioca.
A equipe de Macalé revelou os últimos momentos de vida dele. “Chegou a acordar de uma cirurgia cantando “Meu Nome é Gal”, com toda a energia e bom humor que sempre teve.” Segundo g1, ele teve uma parada cardíaca.
Ele recusava o título de tropicalista, mas foi parceiro e compositor de alguns sucessos dessa época, como “Vapor Barato”, nacionalmente conhecida na voz de Gal Costa, e “Mal Secreto”, sucesso de Maria Bethânia.
O primeiro álbum solo de Jards trouxe algumas das canções suas mais emblemáticas de sua carreira, como as duas anteriormente citadas, “Farinha do Desprezo” “Revendo Amigos” e “Hotel das Estrelas”.
Foi o arranjador de “Transa”, de 1972, quando foi visitar Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Mautner — à época, exilados no país por conta da ditadura militar.
Depois de lançado, é um dos discos mais importantes tanto da carreira de Caetano, como da música brasileira.
Pelas redes sociais, Veloso disse estar chorando: “Foi meu primeiro amigo carioca da música. […] Que a música siga mantendo a essência desse ipanemense amado”. Já Bethânia foi mais sucinta. “Meu amor, meu amigo. Fará muita falta neste mundo”, escreveu.
Uma das últimas vezes que subiu no palco foi no festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro, em setembro, para cantar o disco homônimo, também lançado em 1972.
O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…
O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…
Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…
Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…
Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…
A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…
Leave a Comment