Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
James Cameron pode lançar documentário sobre a criação de “Avatar”, revela Zoe Saldaña
Zoe Saldaña quer que o público entenda a complexidade por trás das performances de captura de movimento, técnica usada na franquia de sucesso “Avatar”. Em entrevista a Alicia Keys, para o “Beyond Noise”, a atriz revelou que James Cameron “está considerando um documentário sobre a produção de Avatar”, que mostraria em detalhes o processo de atuação por trás das câmeras.
“Será uma chance de explicar, de forma meticulosa, por que a captura de performance é a forma mais empoderadora de atuação”, afirmou Saldaña, vencedora do Oscar e intérprete de Neytiri desde o primeiro filme, lançado em 2009.
A atriz destacou que, diferente da animação tradicional, a captura de movimento exige envolvimento físico total dos atores. “Avatar não existiria se Sigourney Weaver, Sam Worthington, Stephen Lang, Kate Winslet, eu e todo o elenco não tivéssemos nos levantado e colocado aqueles pontos em nossos rostos”, explicou.
Defensora do reconhecimento desse tipo de atuação, Saldaña criticou a ausência de prêmios do Oscar para performances em CGI. “Leva em média sete anos entre cada Avatar. Nós treinamos arco e flecha, mergulho livre, artes marciais e aprendemos línguas criadas do zero. Tudo isso faz parte da performance.”
Com três Oscars conquistados — incluindo melhores efeitos visuais —, Avatar segue como uma das franquias mais inovadoras do cinema. Zoe Saldaña retorna como Neytiri em “Avatar: Fogo e Cinzas”, que estreia em 19 de dezembro de 2025.