Nascida em São Luís (MA), Célia Sampaio é uma cantora, compositora e ativista cultural reconhecida como uma das maiores referências femininas do reggae no país. Ao longo da carreira fez parcerias com nomes importantes da música popular brasileira como Alcione, Chico César, Zeca Baleiro e Leci Brandão, e mantém atuação forte em movimentos culturais negros no Maranhão. A artista, uma das principais atrações do Festival Psica 2025, recentemente subiu ao palco do The Town 2025 ao lado da cantora Iza para cantar a icônica “Mama África”.
Conhecida como “Dama do Reggae” brasileiro, ela foi a primeira mulher a gravar um álbum do gênero musical no país, e além da música, mantém práticas artísticas junto de rituais de matriz africana em suas apresentações, carregando em sua obra a força da resistência negra. Um dos maiores marcos de sua carreira é o álbum “Diferente” (2000), onde consolidou sua carreira solo e apresentou a faixa “Black Power”, uma canção que a tornou um fenômeno musical.
Esse ano, a artista lançou o EP “Eparrey” (2025), em homenagem à orixá Iansã, simbolizando ancestralidade, feminino, espiritualidade, e resistência por meio da mistura de reggae com influências afro-brasileiras.
Formada também em enfermagem e atuante direta como artesã, Célia iniciou sua carreira musical na década de 1980, e, recentemente, tem se dedicado a projetos que celebram o feminino e a cultura afro-brasileira.
Com presença de palco magnética e interpretação intensa, Célia emociona e mobiliza plateias ao lado de sua banda. Seu show combina força e delicadeza, apresentando uma artista que traduz em música a potência da mulher negra no Brasil.
Festival Psica 2025 – O Retorno da Dourada
Onde: Cidade Velha – Belém (PA)
Quando: 12, 13 e 14 de dezembro de 2025
Ingressos: Passaportes a partir de R$ 125 (meia) disponíveis na [Ingresse] / Gratuidade: Lista TransFree e PCD’s
Ela não para — e a gente só agradece! Na CCXP25, nesta sexta-feira (5), ao…
O diretor de "O Agente Secreto" e "Bacurau" não deixou barato. Após a fala do…
No dia em que Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” receberam indicações ao…
O Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, juntou-se a outras…
O CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em entrevista à revista Variety que acha que…
As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…
Leave a Comment