Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Gilberto Gil notifica padre por intolerância religiosa após fala sobre morte de Preta Gil, diz site
Segundo informações do portal Hugo Gloss, Gilberto e Flora Gil enviaram uma notificação extrajudicial ao padre Danilo César, da Paróquia de São José, em Areial (PB).
A medida foi tomada após declarações feitas pelo sacerdote durante uma live transmitida no YouTube, em 27 de julho — apenas uma semana após o falecimento de Preta Gil, vítima de câncer. Na ocasião, ele questionou: “Onde estavam os orixás para impedir a sua morte? Já enterraram?”. Além disso, associou religiões afro-brasileiras a “forças ocultas” e chegou a dizer que desejava que o “diabo levasse” seus praticantes.
REPÚDIO.
O que o padre Danilo César fez durante uma missa na Paraíba não é opinião, nem pregação é intolerância religiosa.
Ao dizer:
“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”
ele zombou da fé de milhões de… pic.twitter.com/txLAL5VlhB— Beta Bastos (@roberta_bastoss) July 30, 2025
Para a família, as falas representam um profundo desrespeito ao luto e à memória de Preta, além de configurarem crime de intolerância religiosa. A notificação ressalta que a gravidade aumenta pelo fato de as declarações terem sido feitas no exercício da função sacerdotal, o que pode incentivar fiéis à intolerância.
No documento, os Gil exigem retratação pública nos canais oficiais da paróquia e a apuração e responsabilização eclesiástica do padre no prazo de até 10 dias úteis, sem descartar a adoção de medidas judiciais, tanto na esfera cível quanto na criminal.