Pensa numa franquia que segue viva há mais de seis décadas! “Smurfs”, novo filme da clássica franquia das pequenas criaturas azuis, estreia no dia 17 de julho e vocês devem pensar “Nossa, desde que me conheço por gente eu vejo eles por aí”. SIM! Talvez os Smurfs sejam uma das poucas animações hoje em dia que conseguem atingir gerações e gerações de pessoas e ainda assim ainda há histórias novas para contar.
No novo filme, por exemplo, a Smurfette é uma das grandes estrelas e deverá liderar todos os Smurfs numa aventura através de vários mundos para salvar o Papai Smurf. São 67 anos de aventuras e, para entrar no clima, a gente reuniu cinco curiosidades sobre a franquia!
Os Smurfs foram criados em 1958 pelo artista belga Peyo (nome artístico de Pierre Culliford), mas não como personagens principais. Eles apareceram pela primeira vez como figurinhas coadjuvantes numa história da série de quadrinhos medieval Johan et Pirlouit, publicada na revista Spirou, muito famosa na Bélgica.
O sucesso foi instantâneo. O público ficou tão fascinado com aquelas criaturinhas azuis que no ano seguinte, Peyo já estava criando uma história solo só com os Smurfs. E foi aí que começou o fenômeno: tirinhas, álbuns próprios, desenhos animados e, anos depois, filmes de Hollywood.
A Smurfette, dublada por Rihanna no novo filme, apareceu pela primeira vez em 1966, na história em quadrinhos “La Schtroumpfette” (“A Smurfette”, em português). No plano maligno de Gargamel, ela foi criada a partir de magia com o objetivo de infiltrar a vila dos Smurfs e deixá-los todos brigando entre si. Até então, todos os Smurfs eram homens.
Só que o plano do Gargamel falha. Os Smurfs acabam sentindo compaixão por ela. O Papai Smurf, então, usa um feitiço para “curar” a Smurfette da maldade e a transforma em uma verdadeira Smurf.
Segundo o próprio criador, Peyo, os Smurfs têm aproximadamente três maçãs de altura. Se cada maçã tem, em média, 7 centímetros, três maçãs empilhadas dariam 21cm de altura. É esse o tamanho de cada um deles!
Isso justifica algumas coisas, como eles usarem cogumelos como casas, usarem folhas para se protegerem e usar objetos que são minúsculos para nós de forma muito mais utilitária.
Isso poderá ser visto com muita clareza em “Os Smurfs”, já que o filme mistura o visual animado deles com ambientes e pessoas reais.
Durante décadas, os Smurfs eram apenas conhecidos por causa da HQ belga e não tinham uma fama em escala global. Porém, no final dos anos 70, a franquia ganhou liberação de direitos nos EUA e foi então que a NBC exibiu a série animada dos Smurfs de 1981 até 1989. Foram mais de 400 episódios!
A animação foi produzida por Hanna-Barbera (Os Flintstones, Zé Colmeia, Os Jetsons, Corrida Maluca, Scooby-Doo, etc) e foi um sucesso enorme até no Brasil.
Uma história dos Smurfs de 1959 chamada “Os Smurfs Roxos” é às vezes citada como um dos primeiros exemplos de ficção zumbi. Nela, um Smurf é picado por uma mosca negra, o que faz com que ele se transforme em uma criatura sem cérebro que sai mordendo outros Smurfs e espalhando a doença.
Isso aconteceu nove anos antes de George Romero ter a mesma ideia com “A Noite dos Mortos-Vivos”, que foi o primeiro filme que criou o gênero zumbi nos cinemas.
Que nostalgia! Você também era impactado pelos Smurfs na TV? Então bora ver eles também nos cinemas! “Smurfs” estreia agora no dia 17 de julho, com sessões especiais a partir do dia 10!
Já ouviu “Left Behind”? O recém-lançado disco apresenta o lado musical de Daniel Blanco, ator…
SAIU! O estúdio A24 liberou na manhã desta quarta-feira (13) o primeiríssimo teaser de “Marty…
O trailer da 5ª temporada de "Only Murders in the Building", divulgado na última terça-feira…
ELA VEM? Segundo o jornalista José Norberto Flesch, conhecido por furos de grandes shows internacionais,…
É O NAMORADO DA TAYLOR! O jogador de futebol americano e namorado de Taylor Swift,…
GANHOU! Segundo a Variety, Beyoncé agora é oficialmente Emmy Winner! A cantora e a figurinista…
Leave a Comment