Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
“A ida dela contribui para sermos mais amorosos”, diz Gilberto Gil sobre Preta Gil
Gilberto Gil abre a boca para falar e nós paramos para ouvir.
Em conversa com a imprensa na missa de sétimo dia de Preta Gil (1974-2025), no Rio de Janeiro, o tropicalista refletiu sobre a perda de sua filha com Sandra Gadelha.
O ícone da MPB, que está em turnê com a “O Tempo Rei”, falou sobre o sofrimento que a filha passou nos dois anos de tratamento e fez uma reflexão sobre as numerosas homenagens póstumas que ela recebeu.
“Todos sabem, no país inteiro, que a Preta [Gil] passou por um longo período de adaptação a partida, né? Ao processo todo de ir embora. A ficha para nós todos e para ela, especificamente, vai caindo. O que fica mais acentuado no pesar da perda é o fato de que houve um sofrimento muito grande dela. É a coisa da qual a gente mais se ressente. Fica um ressentimento. O que, também, por outro lado, ajudou no acompanhamento…”, disse.
“Numa vida, num período da humanidade em que vivemos tantas tribulações por conta do afeto, que ele tem sido muito repressado e colocado em pequenas caixinhas, nesse sentido, o fato da lembrança e da memória dela ter uma circulação grande e permanente é um consolo. É um contraponto. A ida dela tem essa contribuição — para sermos mais amorosos e mais afetivos”, finalizou.
Veja:
Preta faleceu aos 50 anos, no último domingo (20), em Nova York. Ela enfrentava um tratamento oncológico, desde janeiro de 2023, quando descobriu um câncer colorretal.
A amiga Carol Dieckmmann passou os últimos dias de vida ao lado de Pretinha e detalhou: “Ela estava sem dor e cercada de muito amor“.
A cantora e empresária foi velada no Theatro Municipal do RJ, na sexta-feira (25), com a presença do público, amigos, famosos e muitos familiares. Depois, foi cremada em cerimônia reservada para pessoas próximas.