música

Conheça PECI, nome do pop que vem de Curitiba e largou o Direito para viver de música

Com apenas 23 anos, PECI já sabe qual é o seu maior objetivo artístico: fazer um pop genuinamente brasileiro. Natural de Curitiba, o jovem, que encontrou na MPB sua maior companhia durante a quarentena, se prepara para lançar seu primeiro álbum de estúdio em 2025.

Na semana passada, ele libera a primeira faixa, intitulada “RUA DE PEDRA”, em que homenageia as pessoas que nos fazem bem, aquelas que nos ajudam a encontrar nossa verdade – sejam os grandes artistas ou até mesmo nossos familiares.

Ouça:

Na pandemia, a música foi um refúgio para o estudante de Direito. Durante as aulas remotas, sempre estava na companhia de seu violão, dedilhando alguns acordes em busca de algum som que lhe fizesse companhia durante o isolamento. Até um dia em que fez uma apresentação, na varanda, para os vizinhos, e a emoção que sentiu provou que a música era a única opção de sua vida.

Desde então, PECI começou a lançar algumas composições no Spotify e alcançar mais pessoas. Suas músicas foram destaque em playlists como “xamêgo” e “Viral Curitiba” do Spotify, e o artista tocou em diversas casas da cidade, sendo convidado, inclusive, para abrir shows de grandes nomes, como Melim, Sidney Magal, Zeca Pagodinho e Skank. Em 2024, integrou o line-up do maior festival de Curitiba, o Festival Coolritiba. O que era para ser somente uma companhia virou sua verdade.

Agora, em “RUA DE PEDRA”, ele inicia uma nova etapa dessa caminhada. Depois de diversas experimentações, o artista traz um pop mais maduro e mais brasileiro, produzido por Jards (referência no pop nacional). PECI narra uma história de amor de verão inspirada no carnaval e em uma das suas grandes referências: Ivete Sangalo. “Quando estávamos compondo essa letra, eu trouxe a ideia dos versos ‘alô, paixão’ e ‘ao som de Pequena Eva’”, como forma de homenagear a Ivete que pra mim é uma das maiores artistas do país. Quatro dias depois, pude assisti-la no Maracanã, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. E a música que ela abriu o show foi ‘Alô, Paixão’. Eu me emocionei demais, pela importância que a música dela tem na minha vida”. A composição também é assinada por MARI DK, Mara Marques, João Luz, Gabriel Zoldan e D’ Lucca.

PECI revela que sua paixão pelo carnaval vem de berço. Sua mãe estava programada para passar o verão de 2002 em Salvador, quando soube que estava grávida e resolveu ficar em Curitiba. Parece que a curiosidade pela festa e pelo som baiano também nutriu o bebê que esperava. “Eu gosto de pensar que esse amor que eu tenho pelo carnaval foi algo que veio desde a barriga da minha mãe. Essa vontade que ela tinha de ir e não pôde, veio para mim. Depois, ao conhecer os artistas de lá, essa paixão só aumentou”.

A faixa sintetiza o conceito do álbum como um todo, previsto para sair no segundo semestre. Para PECI, “ela capta bem a energia que eu tento passar para as pessoas, que é a mesma energia que eu sinto quando escuto música brasileira. Eu me descobri através da música e, neste primeiro álbum, quero celebrar a verdade que devemos seguir dentro de nós. A cada ano, sinto que estou mais próximo da minha verdade, da celebração da minha autenticidade, da minha autoestima e, pelas minhas letras, quero promover isso pra quem me ouve”.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • series

CCXP25: “Cangaço Novo 2” será “mais violenta” e com “cenas de ação monumentais”

O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…

8 horas atrás
  • cinema

“Tensão deliciosamente desconfortável”: veja as críticas do intenso “Twinless”, que estreia hoje no Brasil

O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…

12 horas atrás
  • famosos

“Ela tem muito molho”, diz Rosalía sobre cantora mineira Marina Sena

Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…

13 horas atrás
  • cinema

“Batman 2” terá saída de Zoë Kravitz e chegada de Scarlett Johansson, diz site

Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…

17 horas atrás
  • cinema

Josh Hutcherson rebate críticas de Tarantino sobre “Jogos Vorazes”: “Todo mundo se inspira em todo mundo”

Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…

17 horas atrás
  • series

Série de “Harry Potter” será “encantadora” e fiel aos livros, garante executiva da HBO Max

A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…

18 horas atrás