livros

Nobel de Literatura de 2024: escritora sul-coreana Han Kang vence prêmio e faz história

E o Nobel de Literatura deste ano vai para… Han Kang! Foi nesta quinta-feira (10) que a Academia Sueca anunciou a escritora sul-coreana como a grande vencedora do prêmio.

“Em sua obra, Han Kang confronta traumas históricos e regras invisíveis para expor a fragilidade da vida humana”, definiu Anders Olsson, presidente do comitê da honraria.

“Ela tem uma visão única das conexões entre corpo e alma, vivos e mortos, e com seu estilo poético e experimental tornou-se uma inovadora na prosa contemporânea”, completou.

Han nasceu em Gwangju, na Coreia do Sul, em 1970 e deu início à sua carreira literária na década de 1990, quando publicou seus primeiros poemas e romances.

Seu trabalho mais conhecido é o livro “A Vegetariana”, lançado originalmente em 2007 e prestigiado por tratar de “rebelião, tabu, violência e erotismo com a clareza atordoante das melhores e mais aterradoras fábulas”.

Ela se tornou a primeira escritora sul-coreana a ganhar o Nobel de Literatura. Seus antecessores, nesta década, são Jon Fosse (Noruega, 2023), Annie Ernaux (França, 2022), Abdulrazak Gurnah (Tanzânia, 2021) e Louise Glück (EUA, 2020).

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

CCXP25: Tânia Maria chora e Gabriel Leone dá dica valiosa sobre “O Agente Secreto”

No dia em que Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” receberam indicações ao…

2 horas atrás
  • televisão

“Essa fusão deve ser barrada”, sindicato de roteiristas dos EUA se opõe fortemente ao acordo entre Netflix e Warner Bros.

O Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, juntou-se a outras…

2 horas atrás
  • televisão

CEO da Netflix, Ted Sarandos, diz que o consumidor “prefere assistir a filmes em casa”

O CEO da Netflix, Ted Sarandos, afirmou em entrevista à revista Variety que acha que…

3 horas atrás
  • televisão

Arlete Salles se afasta das gravações de “Três Graças” após forte gripe, diz colunista

As gravações de “Três Graças” precisaram ser reorganizadas nos últimos dias. O motivo foi uma…

8 horas atrás
  • cinema

Critics Choice 2026: Wagner Moura concorre em duas categorias por “O Agente Secreto” e “Ladrões de Drogas”

ORGULHO NACIONAL! Wagner Moura aparece em dose dupla na lista de indicados ao 31º Critics…

8 horas atrás
  • música

Gabriel Leone, além de um ator incrível, se aventura na música: ouça o single “Nós Dois”

Calma. A gente não errou a editoria, não! Gabriel Leone, ator brasileiro incrível com projetos…

10 horas atrás