A conexão do fado com a música brasileira ganha um novo capítulo na trajetória de Carminho. Nesta sexta-feira (11), a cantora portuguesa lança o EP intitulado “Carminho at Electrical Audio”, com quatro faixas gravado em Chicago, nos Estados Unidos.
O destaque é um dueto com Caetano Veloso em “Os Argonautas”, música lançada originalmente pelo compositor baiano no álbum de 1969, que leva seu nome – o “disco da assinatura”.
“Navegar é preciso / Viver não é preciso”, diz o refrão da letra, que faz referência a um poema de Fernando Pessoa. A frase original, em latim, é do general Pompeu (106 – 48 a.C.) e foi dirigida aos tripulantes da embarcação que estavam a caminho de abafar a revolta de Spartacus durante a Roma Antiga.
Ouça abaixo:
Essa não é a primeira vez que o precursor da Tropicália se encontra com a fadista. Em “Meu Coco”, disco mais recente do octogenário, de 2021, os dois discutem os rumos da Língua Portuguesa em “Você-Você”.
“Essa música é cativante não só pela beleza da letra e da melodia, mas pela relação com os versos de Fernando Pessoa. O tom nostálgico, que evoca Portugal de outros tempos, me fascinou. Caetano sugeriu que eu gravasse essa canção e foi o que fiz, com guitarra portuguesa. Ele colocou voz mais tarde, selando esse EP com seu talento, sua voz e sua generosidade”, relata a cantora.
Ouça o projeto completo abaixo:
Depois de abocanhar o prêmio dos críticos de Nova York, o longa-metragem de Kleber Mendonça…
Combinando humor, estranhamento e emoção, "Twinless - Um Gêmeo a Menos" chegou aos cinemas do…
Em 2011, o frase marcante era “Hoje eu não vou dar não; eu vou é…
Wagner Moura foi um dos grandes destaques do "IndieWire Honors 2025", onde recebeu o Performance…
Na última sexta-feira (05), Anitta esclareceu rumores sobre a carreira internacional. A cantora afirmou que…
Uma das grandes apostas da TV Globo para 2026 é, sem dúvida, a novela musical…
Leave a Comment