música

Luedji Luna já tem 15 músicas em novo álbum: “Vai ser bem sexy. Muito jazz, R&B, neo soul”

Se de “Um Corpo No Mundo” (2017) para “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água Deluxe” (2022) o lirismo e a musicalidade de Luedji Luna se tornaram mais afiados, agora, no caminhar ao quarto disco, a artista baiana já sugere estar ainda mais consciente de seu som, experimentando sonoridades e o bom gosto do sucesso como uma das principais vozes desta geração.

O Papelpop conversou por telefone, diretamente do saguão de um aeroporto, e descobriu o mapa mental que guia o percurso sonoro e narrativo do álbum próximo da cantora, que se apresentou no Rock In Rio no Dia Delas, na sexta (20).

“Navega no R&B, no neo soul, em texturas novas, sintetizadores. Tem um reggae. Muito jazz. Vai ser um disco bem sexy, bem Cleo Sol [artista britânica] mesmo”, conta.

Muito além de sua voz doce e melódica, o projeto chegará grande — em ambos os sentidos: terá, até aqui, 15 faixas e a participação de um medalhão da música nacional. “Tipo Djavan?”, pergunta este repórter. “Nesse nível. Não posso contar. Vai ser um grande bapho“, completa.

No bate-papo, Luedji comenta, ainda, sobre o encontro com a Orquestra Rumpilezz, nascida no mesmo DDD +71, no Coala Festival, além de revelar que levará o show cantando Sade Adu para São Paulo e Salvador — afora Rio, já anunciado.

***

Papelpop – A última vez que eu te assisti foi no Coala, com a orquestra Rumpilezz naquele auditório lindo projetado por Niemeyer. Você estava tão linda com aquele vestido branco. Tava feliz?

Luedji Luna – Vi a Orquestra Rumpilezz surgir na minha cidade. Ainda morava em Salvador, quando eles deram os primeiros passos, e acompanhei desde o início a ascensão deles na cidade. Sempre sonhei em cantar com eles. Aquela noite foi, de fato, a realização de um sonho. Fui muito feliz.

PP – Imagina mesmo, você estava deslumbrante. E vocês cantaram “Banho de Folhas”, seu hit, e Gilberto Gil. Como foi a escolha do repertório?

LL – A escolha por ele tem a ver com nossa intimidade com este artista que é da Bahia, assim como nós. Uma referência para nós. É um artista que eles já tinham intimidade e arranjo. Já cantei com Gil. Foi uma honra imensa cantar com ele, Ivete [Sangalo] e Caetano [Veloso], na Bahia. Foi uma das experiências mais desafiadoras e inesquecíveis da minha carreira. No fim, deu tudo certo.

(Foto: Natália Rampinelli/AgNews)

PP – E falando em cantar junto, você cantou com duas amigas, no Rock In Rio, Xênia França e Tássia Reis. Me conta como foi o sentimento de dividir palco com alguém tão íntimo.

LL – Foi um show de celebração desse disco [deluxe, mais recente, 2022], que já vai completar três anos; da minha carreira; das cantoras negras; das mulheres, com o Dia Delas. São duas cantoras que eu já cantei antes, que já acompanhava o trabalho, quando tava em Salvador. Foi um dia de muito axé, muita alegria, com arranjos novos, atualizado, com um bandão de mais de dez pessoas.

PP – E esse show não teve nada inédito, né? Achei que teríamos novidades sobre o disco. Lembro que, da outra vez que nos vimos, você contou que estava preparando um disco novo com influências de reggae, do disco mais recente da Janelle. O que você pode adiantar pra gente?

LL – Já mudou tudo — mas vai ter um reggae [risada alta].

PP – Mudou tudo como e pegou qual rumo? Conta!

LL – Agora só tem um reggae. É um disco que está sendo produzido aos poucos. Estou desde o início do ano fazendo esse álbum. Tenho previsão de lançar no ano que vem, no primeiro semestre. Navega no R&B, no neo soul, em texturas novas, sintetizadores. Tem um reggae. Muito jazz. Vai ser um disco bem sexy, bem Cleo Sol mesmo. Tem essas referências.

PP – Interessante! E você imagina ele encorpado, um discão, ou algo mais curto?

LL – Discão. Discão. Por enquanto, já tem 15. Mas talvez tenha mais. Ou talvez algumas não façam sentido e não entrem, vamos ver no fim. Mas já tem bastante música. Estou compondo muito. Estou garimpando canções novas, que eu nem lembrava que tinha. Está delicioso.

PP – E você convidou alguém para cantar com você?

LL – Vai ter um grande bapho. Um grande artista brasileiro. Enorme. Maravilhoso. Que eu acho que eu não posso falar agora, senão eu perco o furo.

PP – Tipo Djavan?

LL – Tipo nesse nível [risada alta]. Não posso contar.

PP – E falando de artista grande e incrível, vi que você vai fazer um show no Circo Voador cantando Sade [banda de Sade Adu]. Só Rio? Para onde mais vai?

LL – Eu vou fazer esse show em São Paulo, também, por três vezes, incluindo um festival. E já fechei Salvador também. Essas três cidades.

PP – E você tem uma primeira memória ouvindo ela?

LL – Sade está no meu imaginário da infância. Meus pais ouviam. Agora, depois de grande, quando eu comecei a minha carreira, muitas pessoas faziam essa relação da minha voz e da minha vibe com ela. Sempre esteve permeando minha vida, minha carreira e chegou o momento de homenageá-la.

PP – E o repertório vai focar em algum pedaço da discografia dela?

LL – Estou fazendo essa pesquisa ainda, mas todos os discos. Não vou homenagear um disco só, não. Vou cantar as canções que eu sei, as que eu gosto e os hits, para todo mundo cantar junto. Quero gritaria, confusão, choro.

***

Enquanto o disco novo não chega, play no “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água Deluxe”:

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Negra Li celebra 30 anos de carreira em show emocionante no Lollapalooza BR com participação especial dos filhos

LENDA! Negra Li desfilou seus hits no palco Budweiser do Lollapalooza Brasil e celebrou 30…

59 minutos atrás
  • música

De óculos Juliet e camisa do Brasil, Ruel se joga na plateia e entrega show enérgico no calor de SP

Se tem um artista que saiu do Lollapalooza Brasil 2026 com status atualizado, foi Ruel.…

1 hora atrás
  • música

Doechii brinca de ser cartomante e desfila hits em estreia no Brasil

Se alguém ainda estava ressentido pelo cancelamento do AFROPUNK Experience 2024, em São Paulo, pode…

1 hora atrás
  • televisão

Série de “Scooby-Doo” ganha protagonistas: veja quem é quem!

O mistério acabou (pelo menos esse!). Foram revelados os nomes que vão liderar a nova…

1 dia atrás
  • música

Novo ciclo de Jhimmy Feiches: artista fala sobre paixões, raízes amazônicas e o processo por trás de “Bonito na Vida é Se Apaixonar”

Depois de dois álbuns e uma trajetória em construção dentro do pop nacional, Jhimmy Feiches…

1 dia atrás
  • famosos

Olivia Rodrigo nega brigas com Sabrina Carpenter: “Está tudo bem”

Depois de muitos anos de especulações, Olivia Rodrigo resolveu hablar sobre a possível TRETA entre…

1 dia atrás