Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Lula cria Dia Nacional do Funk e habla: “É plataforma de transformação social”

música
(Foto: Victor Chapetta/ AgNews)
(Foto: Victor Chapetta/ AgNews)

VAI FALANDO!

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou, na última terça-feira (30), o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Funk. A data para comemoração foi marcada para todo o dia 12 de julho.

Pelas redes sociais, o político revelou a novidade ao lado do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e exaltou como o movimento cultural e musical transforma vidas nas periferias.

O PL, inclusive, foi apresentado à Câmara dos Deputados ainda em 2021, pelo próprio Alexandre. Na época, ele era deputado federal pelo PT, eleito em 2018.

“Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência”, escreveu Lula.

Na legenda, ele se referiu aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no qual o Brasil teve um feito inédito também nesta terça (30): a vitória de uma medalha de Bronze por equipes na ginástica olímpica feminina, com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira.

“Olá, pessoal do funk, tá aqui o presidente Lula sancionando aquilo que é o desejo de todos vocês: Dia do Funk. Da valorização dessa iniciativa, da produção cultural, da geração de renda, da juventude valorizada. É um reconhecimento do Estado Brasileiro para esse movimento que gera valorização nacional. Viva o funk!”, disse Padilha, em vídeo, ao lado do político do PT.

Veja:

voltando pra home