O jornalista e podcaster Chico Felitti tem uma nova empreitada em áudio, a partir desta quarta-feira (3): o podcast “Desconhecido”, que revisita a vida, a história e o legado de Ricardo Corrêa, conhecido como o Fofão da Augusta.
Feito ao lado de sua mãe, a escritora Isabel Dias, o projeto terá seis episódios, com estreias semanais marcadas às quartas, em todas as plataformas de áudio. Na Orelo, para apoiadores do podcast, todos os episódios entrarão de uma única vez.
A história de Ricardo foi uma das mais conhecidas reportagens que Chico assinou, em uma contribuição para o BuzzFeed Brasil — hoje, sem sucursal por aqui. A matéria é de 2017, e Chico conta, agora em áudio, os desdobramentos da vida de Fofão.
“A história não termina onde ela acabou, em 2017. Tem os desdobramentos, né? O podcast continua acontecendo em 2017, agora em áudio. É a busca deste artista de rua, a partir daquele domingo de Páscoa que me avisam que ele está internado no Hospital das Clínicas. Tem um texto ao redor disso. Minha mãe narra comigo. Ela é uma parte essencial dessa história. Eu estou na casa dela, quando me avisam que ele está hospitalizado como paciente desconhecido e ela narra comigo”, conta Felitti ao Papelpop.
Veja capa do projeto:
(Foto: Divulgação)
O jornalista, que viralizou com o projeto de Margarida Bonetti em “A Mulher da Casa Abandonada” [Folha de S.Paulo, 2022], detalha que um episódio extra do projeto revelará o que aconteceu com Fofão, depois que todo mundo passou a conhecê-lo como Ricardo Corrêa, até a sua morte.
“Do dia pra noite, as pessoas começam a chamar o Ricardo pelo nome. É como se um milagre tivesse sido operado. As pessoas abraçam ele na rua. Ele me pede para ir com ele no Poupatempo para tirar um RG novo para ter acesso a herança que ele tinha da família. Ele decide meio que fazer as pazes com a sociedade e parece que vai dar tudo certo com a vida dele, e ele morre”, afirma.
“O podcast narra esse desfecho pessoal que veio depois da reportagem e, também, um desfecho físico mais bonito, que é a volta para Araraquara [cidade natal de Ricardo]. A gente voltou para lá, em 2024, para visitar o túmulo dele e da família, e a cidade se lembrou dele. A gente foi em 2017 e todo mundo dizia que não o conhecia, por vergonha. Em 2024, as pessoas na rua lembram do Ricardo. Foi uma memória e uma retomada do nome dele”, completa.
Toda a verba que o podcast “Desconhecido” gerará será destinada para a Casa de Acolhimento Ricardo Corrêa da Silva, uma ONG de acolhimento LGBT+ do município que homenageia Ricardo, fundada há dois anos, custeada pela Prefeitura de Araraquara e gerenciada por uma organização da sociedade civil.
“Fizemos esse podcast para contribuir, fortalecer com o legado dele, com a casa que leva o nome dele. Toda a verba que vier com esse podcast, seja com patrocínio [o projeto tem patrocinadores contratados para todos os episódios], seja com apoiadores, vai para lá como forma de honrar a memória dele. Foi o grande motivo de contar essa história de novo, além de ser o projeto que sempre quis fazer na vida”, finaliza.
O projeto mais recente de Felitti é o roteiro e a criação de “Angelica: 50 & Tanto“, programa do Globoplay que marca o aniversário de 50 anos da apresentadora Angelica com rodas de amigos sentados em um sofá na mansão da estrela, conversando sobre tópicos da sociedade e experiências da vida comum.
Doe água potável, itens de higiene, vestuário e cesta básica. As agências dos Correios de todo o Brasil estão enviando de graça até o local da tragédia. Acesse www.paraquemdoar.com.br, conheça iniciativas e faça suas doações.
2025 foi o ano em que Lady Gaga ressurgiu das cinzas e retomou o topo…
EMERGÊNCIA POP 🚨 Segundo informações exclusivas divulgadas pelo Dealdigest o icônico grupo The Pussycat Dolls…
Mais uma nota zero! Após criticar Jade Picon pela inexperiência, Anna Luiza Santiago, da Coluna…
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou sua tradicional lista anual de melhores filmes…
Em “Três Graças”, Arminda, personagem de Grazi Massafera, ultrapassará definitivamente os limites ao cometer seu…
“Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada” debutou com 90% de aprovação da crítica no…
Leave a Comment