música

Toninho Geraes X Adele: cantor vai à Justiça por suposto plágio e pede R$ 1 milhão

E segue rendendo a tour entre Adele e o compositor brasileiro Toninho Geraes. Após tornar pública sua decisão de acusar a diva britânica de plágio, dois anos e meio antes, ele informou que sua defesa pediu, formalmente, uma indenização de R$ 1 milhão.

O valor seria pago por ela ela, seu produtor e as três gravadoras que representam sua obra, entre as quais se incluem os grupos Sony Music e Universal. Ambas possuem sede no Brasil.

Caso você não se lembre, Adele foi acusada de copiar a melodia de “Mulheres”, interpretada em sua versão mais famosa por Martinho da Vila, em “Million Years Ago”. Geraes argumenta querer receber todo o valor que Adele lucrou com a canção, parte de seu último disco, “25”. O projeto foi lançado em 2015.

Antes, conforme revelou o jornal Folha de S. Paulo, em reportagem de Pedro Martins, houve a tentativa de um acordo extrajudicial, mas nem a artista se manifestou e tampouco suas gravadoras assumiram responsabilidade sobre a criação.

A acusação diz ainda em um dos trechos do processo que o produtor de Adele estudou MPB e uma das professoras de educação física da estrela também é brasileira — motivos que teriam tornado possível uma aproximação com a obra de Martinho.

“A indenização diz respeito apenas a danos morais. O valor relacionado aos direitos autorais que teriam sido violados ainda são incalculáveis, por depender de dados sigilosos de vendas e audiência, aos quais ele só terá acesso mediante a um mandado da Justiça”, prossegue a Folha.

Por enquanto, não há uma previsão para que a Justiça analise a petição e marque uma audiência, mas os advogados pedem urgência, uma vez que Geraes tem 62 anos. A ação se deu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e não no Reino Unido, pois segundo as partes não seria possível “arcar com as custas processuais no exterior”.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • televisão

Sophie Charlotte e Alana Cabral gravam próxima novela das nove, em São Paulo

Sophie Charlotte e Alana Cabral foram vistas gravando cenas da próxima novela das nove, “Três…

40 minutos atrás
  • música

Doja Cat performa “Woman” na final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA

A MULHER! Doja Cat apresentou o hit “Woman” no intervalo da final da Copa do…

14 horas atrás
  • televisão

Regina Duarte comenta remake de “Vale Tudo”: “traição aos atores”

Em entrevista à apresentadora Cátia Fonseca , Regina Duarte opinou sobre o remake de “Vale…

14 horas atrás
  • cinema

“Quarteto Fantástico”: Julia Garner rebate críticas por viver versão feminina do Surfista Prateado

Ela não liga! Julia Garner comentou, em entrevista à BBC, sobre as críticas que recebeu…

14 horas atrás
  • cinema

Tom Holland comenta gravações de “A Odisseia”, filme de Nolan: “Melhor experiência que já tive”

Tom Holland só tem elogios a fazer sobre as gravações do novo filme de Christopher…

3 dias atrás
  • música

Burna Boy estreia disco com participações de Mick Jagger, Travis Scott e mais

Entre as variadas novidades musicais desta sexta-feira (11) está o oitavo álbum de estúdio do…

3 dias atrás