“Receber esse título é uma prova de que a arte tem o poder de impactar vidas, de despertar consciências e de promover mudanças. É um reconhecimento não apenas da minha trajetória artística, mas também ao poder da música como ferramenta de transformação social”.
Foi assim que a cantora Marisa Monte definiu o momento em que se tornou doutora honoris causa pela Universidade de São Paulo, a USP, nesta segunda (24). A cerimônia teve transmissão online e ocorreu dois dias depois de a artista ter se apresentado no campus. À ocasião, ela dividiu o palco com a orquestra sinfônica da universidade, a OSUSP, e o amigo Arnaldo Antunes.
Durante a cerimônia para a concessão do título, a artista também cantou duas faixas: “Depois” e “Velha Infância”, este último um sucesso do grupo Tribalistas, do qual também é integrante.
“Estou aqui entre os alunos, os professores e os mestres na maior universidade do Brasil, celebrando essa união entre a arte e a educação, que tem uma potência gigantesca e transformadora na vida das pessoas e do país. Espero poder ser instrumento disso”, disse MM, posteriormente, em entrevista à TV Globo.
Marisa Monte, uma das maiores cantoras do Brasil, tem uma relação profunda com a Universidade de São Paulo. Atualmente, ela é embaixadora do programa USP Diversa, que arrecada fundos e oferece bolsas de estudo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, é uma criação sua o Espaço Imaginário Marisa Monte, no Instituto do Coração (Incor), onde pacientes encontram em livros, instrumentos musicais e mais objetos um conforto emocional para seus respectivos tratamentos.
Antes dela, apenas outras duas mulheres tinham recebido a honraria: a zoóloga alemã Eveline Du Bois Reymond Marcus e a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes. Vem dela o nome de uma das leis mais importantes do Brasil, que combate a violência de gênero.
EMERGÊNCIA POP 🚨 Segundo informações exclusivas divulgadas pelo Dealdigest o icônico grupo The Pussycat Dolls…
Mais uma nota zero! Após criticar Jade Picon pela inexperiência, Anna Luiza Santiago, da Coluna…
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou sua tradicional lista anual de melhores filmes…
Em “Três Graças”, Arminda, personagem de Grazi Massafera, ultrapassará definitivamente os limites ao cometer seu…
“Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada” debutou com 90% de aprovação da crítica no…
Mudanças à vista! A partir de 2029, o Oscar deixará de ser exibido na televisão…
Leave a Comment