Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
deu no feed

Não sabia que Gwen Stefani tinha uma banda? A gente te conta tudo sobre o No Doubt!

Não sabia que Gwen Stefani tinha uma banda? Calma, que o Papelpop conta tudo sobre o No Doubt para você saber e não ter mais dúvidas. Vem com a gente!

No último final de semana, o grupo, que fez o maior sucesso nos anos 1990, se juntou para um show eletrizante no Coachella 2024. Essa foi a primeira vez que eles se apresentaram desde 2015.

A banda foi formada em 1986, em Anaheim, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, por Gwen Stefani e seu irmão, Eric, John Spence e, mais tarde, Tony Kanal.

Naquela época, ao longo dos meses, a No Doubt fez sucesso pela excentricidade e ousadia, trazendo rock alternativo a uma fusão única de ska, punk e new wave para o cenário musical.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

No ano seguinte, em 1987, Spence tirou a própria vida e o grupo quase acabou. Pouco tempo depois, Gwen se tornou a única vocalista da banda e os músicos deram as boas-vindas para os novos colegas: o guitarrista Tom Dumont e o baterista Adrian Young.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em 1991, os músicos assinaram com a Interscope Records. Um ano depois, lançaram o primeiro álbum da carreira, o autointitulado. Porém, o retorno não foi nada bom e gravadora ficou p*ta, nem quis bancar uma turnê para eles ou outro disco.

Com toda essa tretona com a Interscope, a No Doubt decidiu, durante 1993 e 1994, fazer seus próprios lançamentos. Então, veio o “Beacon Street Collection”, que até bombou. Foi aí que, no final de 94, a gravadora permitiu que eles voltassem ao estúdio.

Em 1995, após a saída de Eric Stefani, que foi se aventurar como animador do “Os Simpsons”, a banda lançou o icônico “Tragic Kingdom”, que conta com os hits “Don’t Speak”, “Just a Girl” e “Spiderwebs”, e o grande responsável pela visibilidade mundial dela. Nesse momento da história, Kanal e Stefani, terminaram o namoro que começou 1987. O tema virou música para o projeto.

Todo esse sucesso fez com que Gwen Stefani, com seu estilo único e voz poderosa, se tornasse não apenas o rosto da No Doubt, mas também um ícone da moda e da cultura pop. Certeza que você a conhecia a partir daqui, né?

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

No ano de 97, o grupo ganhou duas indicações ao Grammy: Artista Revelação e Melhor Álbum de Rock. Mais tarde, outras duas indicações: Canção do Ano e Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocal por “Don’t Speak”. Mas os gramofones ficaram para outro momento.

Em 2000, os músicos lançaram o disco que fez o babado do sucesso chegar: “The Return of Saturn”. E a produção chegou com mais hits, tá? “Simple Kind of Life”, “Ex-Girlfriend” e “Bathwater” logo caíram na boca do público.

Com toda essa visibilidade, Gwen Stefani, no ano seguinte, foi convidada pela rapper Eve para o single “Let Me Blow Your Mind”, que ganhou um Grammy de Melhor Colaboração Rap/Canto, em 2002. Hino, né?

Nessa época, a No Doubt partiu para a Jamaica para gravar a maior parte do quinto álbum, “Rock Steady”. Esse, também icônico, deu à indústria sucessos como “Hey Baby”, com participação de Bounty Killer e que ganhou o Grammy de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo, e a “Underneath It All”, que venceu o mesmo Grammy um ano depois. Eles até se apresentaram no intervalo do Super Bowl em 2003.

Em seguida, a banda entrou em um hiato de quase uma década. Foi nesse momento que Gwen Stefani se dedicou à carreira solo e lançou o disco “Love. Angel. Music. Baby” (2004) com “Hollaback Girl” e “Rich Girl”.

Embora os boatos sugerissem que “Hollaback Girl” fosse um shade para Courtney Love, o hit, na verdade, é sobre Naomi Campbell. Pharrell Williams, produtor da música, revelou a fofoca durante um bate-papo com a top model em seu canal de YouTube, em 2021.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Sozinha, Stefani chegou a falar, em entrevista ao programa “Audacity Check-In”, no início deste ano, que sente ânsia de vômito ao ouvir algumas músicas da No Doubt. “Não consigo escutar muitas das músicas [da No Doubt] porque elas são muito explícitas para mim. E tipo, você sabe, você se arrepende, você comete erros. E a maioria das músicas são a respeito disso”

“Se eu ouvir ‘Ex-Girlfriend’, só de citá-la, já sinto ânsia de vômito. Apenas por saber exatamente onde eu me encontrava quando escrevi essa música e o que sei hoje… tipo, ‘ah, meu Deus’. Volto diretamente para lá”, disse. A canção que ela citou faz referência ao relacionamento que teve com o ex-marido, o músico Gavin Rossdale, da banda Bush.

Em 2009, a No Doubt se reúniu para uma turnê especial e um disco inédito. Desse comeback, nasceu o “Push and Shove” (2012), o último álbum da banda. Essa foi a era responsável por mais um hiato, que durou até esse final de semana, no Coachella.

No festival norte-americano, a banda fez um show de mais de 1h20, fazendo todo mundo entrar numa máquina do tempo para resgatar a época de ouro de um dos maiores atos da cultura pop. Teve até participação de Olivia Rodrigo!

Agora, conta para nós: você sabia de toda essa história da No Doubt?

voltando pra home