diversão

Francis Bacon e mais: o que vem de exposições no MASP ainda este ano

Se você vive ou viaja a São Paulo em 2024, deve ficar de olho na programação do MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Ao menos cinco diferentes exposições tomam conta do centro cultural a partir deste mês de fevereiro, todas dedicadas às Histórias da Diversidade LGBTQIA+.

São elas: “Gran Fury: Arte não é o bastante”, “Sala de vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa”, “Francis Bacon: A beleza da carne”, “Mário de Andrade: Duas vidas” e “MASP Renner: Arte na moda”. Vamos conhecer um pouco de cada?

Já em cartaz

“Gran Fury: Arte não é o bastante”

“The Government Has Blood On Its Hands” [O governo tem sangue nas mãos] – ACT UP, Manifestação no Departamento de Saúde, Nova York, Estados Unidos, 1988 – Impressão offset sobre papel, 80,5 × 54,5 cm (Foto: Gran Fury)

De 23 de fevereiro a 9 de junho de 2024, “Gran Fury: Arte não é o bastante” ocupa a galeria localizada no primeiro subsolo do museu. Com curadoria de André Mesquita e assistência de David Ribeiro, a exposição reúne 77 obras.

Entre elas estão fotocópias e impressões digitais sobre papel, com o intuito de discutir as campanhas gráficas do coletivo norte-americano Gran Fury e a ideia da arte como estratégia no campo ativista, impulsionado por pessoas queer, para ampliar a consciência sobre o HIV/Aids.

“Sala de vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa”

“Ramita Seca, La colonialidad permanente”, 2019 – Masi Mamaní/ Bartolina Xixa (Foto: Divulgação)

Já “Sala de vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa” fica no segundo subsolo de 23 de fevereiro a 14 de abril de 2024, com a exibição de “Ramita Seca, La colonialidad permanente”, “Bartolina Xixa, una drag de La Puna” e “Crudo”.

“Crudo”, 2020 – Masi Mamaní/ Bartolina Xixa (Foto: Divulgação)

Com curadoria de Matheus de Andrade, os vídeos mostram uma série de performances da artista argentina Masi Mamani. Ela dá vida à drag queen Bartolina Xixa e denuncia estruturas coloniais na intersecção entre sua pesquisa antropológica, experiências pessoais e expressão artística.

Em cartaz a partir de 22/03

“Francis Bacon: A beleza da carne”

Francis Bacon (Dublin, Irlanda, 1909-1992, Madrid, Espanha) – “Man at a Washbasin”, 1954 – Óleo sobre tela, 170.8 × 135 cm – Private Collection CR 54-02 © The Estate of Francis Bacon. All rights reserved. AUTVIS, Brasil / DACS/Artimage, London 2024. (Foto: Prudence Cuming Associates Ltd)

De 22 de março a 28 de julho de 2024, “Francis Bacon: A beleza da carne” dispõe mais de 20 obras do pintor irlandês Francis Bacon, com curadoria de Adriano Pedrosa e Laura Cosendey, no espaço expositivo do primeiro andar do MASP.

O acervo provém de empréstimos de coleções particulares e museus de renome internacional, como Tate (Inglaterra), MoMA (Nova York), Metropolitan Museum (Nova York), Museum Boijmans van Beuningen (Países Baixos), Museu Tamayo (México) e Fondation Beyeler (Suíça).

“Mário de Andrade: Duas vidas”

Flávio de Carvalho (Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brasil, 1899—1973, Valinhos, São Paulo, Brasil) – “Homem”, 1933 – Aquarela e tinta de caneta sobre papel, 37,5 × 29,7 cm – IEB-USP

O mezanino do primeiro subsolo, por sua vez, é ocupado por “Mário de Andrade: Duas vidas” de 23 de março a 9 de junho de 2024. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e assistência de Daniela Rodrigues, a mostra oferece pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e fotografias.

Todos os materiais são da coleção pessoal do intelectual brasileiro Mário de Andrade, consagrado ícone da literatura e do modernismo do Brasil na primeira metade do século XX, a partir da perspectiva de uma sensibilidade queer.

“MASP Renner: Arte na moda”

Sonia Gomes + Gustavo Silvestre (Caetanópolis, Minas Gerais, Brasil, 1948 | Recife, Pernambuco, Brasil, 1977) – Vestido 3, 2020 (Foto: Cassia Tabatini)

Leda Catunda + Marcelo Sommer (São Paulo, Brasil, 1961 | São Paulo, Brasil, 1967) – Roupa de noivo, 2017 (Foto: Cassia Tabatini)

“MASP Renner: Arte na moda”, por fim, pode ser visitada de 22 de março a 9 de junho de 2024 no segundo subsolo. A expo, que tem curadoria de Adriano Pedrosa e Leandro Muniz, reúne pela primeira vez todos os trajes criados por diferentes duplas de artistas e estilistas entre 2017 e 2022.

O objetivo é refletir sobre o conceito de moda como campo de conhecimento, articulação e estudo, além de traduzir, por meio das indumentárias criadas com uma pluralidade de temas e linguagens, a diversidade cultural do museu.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista – São Paulo, SP
Horários: Terça-feira, das 10h às 20h (entrada gratuita até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h)
Ingressos: R$ 70 (entrada); R$ 35 (meia-entrada)
Agendamento online: masp.org.br/ingressos
Telefone: (11) 3149-5959

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Conheça Darumas, nova banda latina que está chegando com primeiro álbum

Você já conhece Darumas? A baixista argentina Aldana Aguirre, a guitarrista cubana-americana Ceci Leon e…

12 horas atrás
  • música

Taylor Swift inclui faixas de “The Tortured Poets Department” em turnê; saiba quais!

Taylor Swift deu início à leg europeia da “The Eras Tour” nesta quinta-feira (09), na…

12 horas atrás
  • series

“Heartbreak High” é renovada para terceira e última temporada na Netflix

Prepare-se para a despedida! Na noite desta quinta-feira (09), a plataforma de streaming Netflix confirmou…

13 horas atrás
  • cinema

Meu precioso! “O Senhor dos Anéis” terá filme sobre Gollum em 2026

Está com saudade de ver a Terra-média nas telonas? Então saiba que mais um filme…

14 horas atrás
  • famosos

PAPAIS! Justin e Hailey Bieber anunciam primeira gravidez

O BABY BIEBER É REAL! Na tarde desta quinta-feira (09), após semanas de especulações, o…

15 horas atrás
  • cinema

Nicholas Galitzine fala sobre “incerteza” e “culpa” ao interpretar personagens queer

Em entrevista à edição britânica da GQ, divulgada na última quarta-feira (08), Nicholas Galitzine confessou…

16 horas atrás