Se você vive ou viaja a São Paulo em 2024, deve ficar de olho na programação do MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Ao menos cinco diferentes exposições tomam conta do centro cultural a partir deste mês de fevereiro, todas dedicadas às Histórias da Diversidade LGBTQIA+.
São elas: “Gran Fury: Arte não é o bastante”, “Sala de vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa”, “Francis Bacon: A beleza da carne”, “Mário de Andrade: Duas vidas” e “MASP Renner: Arte na moda”. Vamos conhecer um pouco de cada?
“Gran Fury: Arte não é o bastante”
“The Government Has Blood On Its Hands” [O governo tem sangue nas mãos] – ACT UP, Manifestação no Departamento de Saúde, Nova York, Estados Unidos, 1988 – Impressão offset sobre papel, 80,5 × 54,5 cm (Foto: Gran Fury)
De 23 de fevereiro a 9 de junho de 2024, “Gran Fury: Arte não é o bastante” ocupa a galeria localizada no primeiro subsolo do museu. Com curadoria de André Mesquita e assistência de David Ribeiro, a exposição reúne 77 obras.
Entre elas estão fotocópias e impressões digitais sobre papel, com o intuito de discutir as campanhas gráficas do coletivo norte-americano Gran Fury e a ideia da arte como estratégia no campo ativista, impulsionado por pessoas queer, para ampliar a consciência sobre o HIV/Aids.
“Sala de vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa”
“Ramita Seca, La colonialidad permanente”, 2019 – Masi Mamaní/ Bartolina Xixa (Foto: Divulgação)
Já “Sala de vídeo: Masi Mamani / Bartolina Xixa” fica no segundo subsolo de 23 de fevereiro a 14 de abril de 2024, com a exibição de “Ramita Seca, La colonialidad permanente”, “Bartolina Xixa, una drag de La Puna” e “Crudo”.
“Crudo”, 2020 – Masi Mamaní/ Bartolina Xixa (Foto: Divulgação)
Com curadoria de Matheus de Andrade, os vídeos mostram uma série de performances da artista argentina Masi Mamani. Ela dá vida à drag queen Bartolina Xixa e denuncia estruturas coloniais na intersecção entre sua pesquisa antropológica, experiências pessoais e expressão artística.
“Francis Bacon: A beleza da carne”
Francis Bacon (Dublin, Irlanda, 1909-1992, Madrid, Espanha) – “Man at a Washbasin”, 1954 – Óleo sobre tela, 170.8 × 135 cm – Private Collection CR 54-02 © The Estate of Francis Bacon. All rights reserved. AUTVIS, Brasil / DACS/Artimage, London 2024. (Foto: Prudence Cuming Associates Ltd)
De 22 de março a 28 de julho de 2024, “Francis Bacon: A beleza da carne” dispõe mais de 20 obras do pintor irlandês Francis Bacon, com curadoria de Adriano Pedrosa e Laura Cosendey, no espaço expositivo do primeiro andar do MASP.
O acervo provém de empréstimos de coleções particulares e museus de renome internacional, como Tate (Inglaterra), MoMA (Nova York), Metropolitan Museum (Nova York), Museum Boijmans van Beuningen (Países Baixos), Museu Tamayo (México) e Fondation Beyeler (Suíça).
“Mário de Andrade: Duas vidas”
Flávio de Carvalho (Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brasil, 1899—1973, Valinhos, São Paulo, Brasil) – “Homem”, 1933 – Aquarela e tinta de caneta sobre papel, 37,5 × 29,7 cm – IEB-USP
O mezanino do primeiro subsolo, por sua vez, é ocupado por “Mário de Andrade: Duas vidas” de 23 de março a 9 de junho de 2024. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e assistência de Daniela Rodrigues, a mostra oferece pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e fotografias.
Todos os materiais são da coleção pessoal do intelectual brasileiro Mário de Andrade, consagrado ícone da literatura e do modernismo do Brasil na primeira metade do século XX, a partir da perspectiva de uma sensibilidade queer.
“MASP Renner: Arte na moda”
Sonia Gomes + Gustavo Silvestre (Caetanópolis, Minas Gerais, Brasil, 1948 | Recife, Pernambuco, Brasil, 1977) – Vestido 3, 2020 (Foto: Cassia Tabatini)
Leda Catunda + Marcelo Sommer (São Paulo, Brasil, 1961 | São Paulo, Brasil, 1967) – Roupa de noivo, 2017 (Foto: Cassia Tabatini)
“MASP Renner: Arte na moda”, por fim, pode ser visitada de 22 de março a 9 de junho de 2024 no segundo subsolo. A expo, que tem curadoria de Adriano Pedrosa e Leandro Muniz, reúne pela primeira vez todos os trajes criados por diferentes duplas de artistas e estilistas entre 2017 e 2022.
O objetivo é refletir sobre o conceito de moda como campo de conhecimento, articulação e estudo, além de traduzir, por meio das indumentárias criadas com uma pluralidade de temas e linguagens, a diversidade cultural do museu.
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista – São Paulo, SP
Horários: Terça-feira, das 10h às 20h (entrada gratuita até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h)
Ingressos: R$ 70 (entrada); R$ 35 (meia-entrada)
Agendamento online: masp.org.br/ingressos
Telefone: (11) 3149-5959
2025 foi o ano em que Lady Gaga ressurgiu das cinzas e retomou o topo…
EMERGÊNCIA POP 🚨 Segundo informações exclusivas divulgadas pelo Dealdigest o icônico grupo The Pussycat Dolls…
Mais uma nota zero! Após criticar Jade Picon pela inexperiência, Anna Luiza Santiago, da Coluna…
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou sua tradicional lista anual de melhores filmes…
Em “Três Graças”, Arminda, personagem de Grazi Massafera, ultrapassará definitivamente os limites ao cometer seu…
“Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada” debutou com 90% de aprovação da crítica no…
Leave a Comment