Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
cinema

Globo de Ouro 2024: Lily Gladstone faz história como a primeira atriz de origem indígena a vencer prêmio

A atriz Lily Gladstone conquistou neste domingo, 7 (já madrugada de segunda-feira no Brasil), o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz por seu trabalho em “Assassino da Lua das Flores”. O longa, dirigido por Martin Scorsese, tem ainda nomes como Leonardo DiCaprio.

Em uma fala emocionante, ela discursou no idioma falado por sua comunidade, a Blackfeet, além de lembrar a importância do troféu, conferido pela primeira vez a uma profissional de origem indígena.

“Amo todos nessa sala, muito obrigada. Não tenho palavras, falei um pouco com a comunidade [Blackfeet], que me criou e me motivou a seguir adiante com a minha mãe. Ela trabalhou incansavelmente para que eu aprendesse esse idioma enquanto crescia, em sala de aula. Este prêmio, espero que não contem o tempo muito rápido… É histórico. Sou grata por falar do meu idioma, antes os atores com origem similar à minha falavam seus idiomas, mas precisaram aprender outros se quisessem atuar. Estou segurando este premio junto com as minhas irmãs, que estão na mesa. Com Leo [DiCaprio], Martin [Scorsese], com a minha mãe. Vocês transformaram muita coisa, obrigada por serem aliados. Dedico à nossa nação. Obrigada a todos vocês, esse premio vai para todas as crianças de áreas urbanas e nativas que tem um sonho, se veem representadas no nosso trabalho. Obrigada pela confiança”.

Ambientado na década de 1920, no estado de Oklahoma, o filme retrata os assassinatos brutais dos povos originários dos Estados Unidos que formavam a Osage Nation e a investigação realizada pelo então recém-criado FBI.

Robert De Niro, Jesse Plemons, John Lithgow, Brendan Fraser, Tantoo Cardinal, Cara Jade Myers, JaNae Collins e mais formam o elenco. Scorsese dirige, além de assinar o roteiro em parceria com Eric Roth.

“Assassinos da Lua das Flores” é um dos fortes concorrentes ao Oscar 2024, cuja lista de indicados sai em 23 de janeiro. Como aquecimento, já está na corrida por 12 prêmios no Critics Choice Awards. Neste Globo de Ouro, o projeto concorreu a sete troféus.

voltando pra home