Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
deu no feed

The Guardian bota Lana Del Rey, Troye Sivan e trilha de “Barbie” na lista de melhores músicas de 2023

GRANDÃO!

O jornal britânico The Guardian liberou nesta segunda-feira (4) uma lista com as 20 melhores faixas de 2023. Realizada com base em votos da redação, a seleção coroou nomes como Lana Del Rey, Troye Sivan e Kylie Minogue como os autores dos grandes hits deste ano.

Sobre Lana, que aparece na primeiríssima posição, a publicação escreve o seguinte:

“Esta é uma provocação inconfundível que Del Rey faz para irritar quem se incomoda com sua característica mistura de americanidade, sexualidade e capitalismo. Com uma protagonista alvo de condenações, há muito afastada de sua mãe e maltratada por homens, ela aceita niilisticamente que “não se trata mais de ter alguém que me ame” e organiza encontros frios em hotéis de baixa categoria. Ela foi empurrada para essa posição, mas também entende que é uma armadilha: “Se eu dissesse que fui estuprada / Você realmente acha que alguém pensaria que eu não pedi por isso?”, canta ela, em uma entrega de raiva frieza e incredulidade.”

Sobre Troye Sivan, que neste ano liberou o disco “Something to Give Each Other”, o jornal destaca a liberdade expressa em seu comportamento, claramente expressa na música.

“O single deixa de lado a sofisticação elegante de seus sucessos anteriores em favor de um momento animado. O envolvente acompanhamento house lembra os Pet Shop Boys em seu auge, girando incessantemente como uma noite que parece interminável. Sivan se movimenta ao redor do ritmo, sua voz ágil, mas suavemente turva e intermitente, sugerindo uma êxtase iminente. Você quase consegue ver seus olhos percorrendo um novo corpo nas versos admiráveis e imediatos”.

Impressionante como o tempo só valorizou a diva Kylie Minogue! A respeito de seu smash-hit “Padam Padam”, o Guardian não mediu elogios e lembrou como uma onomatopeia conseguiu criar algo tão potente e instantâneamente popular, lembrando, inclusive, a expressão “Prego” (De nada), repetida pelos italianos em seu cotidiano.

“Este é o tipo de frenesi que mantém a música pop pulsando, e foi uma alegria ouvir Kylie se reconectar com o dance-pop, decididamente contemporânea em vez de nostálgica, como fez em seus dois álbuns anteriores. Sua voz é tratada com um filtro (relativamente) sutil, fazendo-a soar como um ciborgue escaneando uma boate em busca de um parceiro humano. Há algo quase malévolo na maneira como ela percorre o refrão: um lembrete dessa amplitude dramática às vezes subestimada”.

Há outro ponto interessante na listagem: “Barbie” e sua trilha sonora são enaltecidos a partir de “Speed Drive”. Podemos falar? Charli XCX conseguiu, sim, render um dos melhores hits pop deste ano, acelerando mais uma vez os motores e os nossos corações. Para os críticos da vez,

“Enquanto Charli XCX se movimentava entre estilos musicais, algumas coisas permaneceram consistentes em sua música, entre elas seu amor lírico por dirigir imprudentemente em carros muito rápidos. Suas tendências de velocidade encontraram sua saída perfeita na trilha sonora de Barbie, de Greta Gerwig, fornecendo a trilha sonora para a personagem de Margot Robbie em fuga dos poderosos executivos cinzentos da Mattel, com uma interpolação eletrizante e atrevida de “Mickey” de Toni Basil – uma sequência neon-pink de “Vroom Vroom””.

A lista em questão ainda cita projetos de Billie Eilish, Blur e Miley Cyrus. Quer ler mais (em inglês) e conferir uma playlist exclusiva? Vem de link!

voltando pra home