Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Fotos: ADOR, Big Hit Music/Divulgação)
(Fotos: ADOR, Big Hit Music/Divulgação)
música

NewJeans, TXT, IVE, TWICE e mais: os 11 destaques do k-pop em 2023!

Em 2023, a indústria da música sul-coreana se mostrou frutífera mais uma vez. Os grupos formados, os artistas solistas lançados, as músicas feitas, os recordes quebrados e os shows realizados foram tantos, mas tantos, que transformam uma retrospectiva em algo difícil de se fazer. Mas, para o Papelpop, não impossível!

Aqui está o convite para conhecer ou relembrar alguns dos grandes destaques do k-pop de 2023 e começar 2024 com a playlist devidamente atualizada. Se liga, hein?

via GIPHY

NewJeans

NewJeans revolucionou o mercado ao debutar de surpresa em 2022, com o lançamento do single “Attention” sem qualquer tipo de anúncio prévio como costuma ser feito no k-pop. Um ano depois, mostrou que veio para ficar.

Logo no início de 2023, o grupo de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein bateu o recorde de maior número de Perfect All-Kill – conceito dado quando uma faixa atinge o primeiro lugar de todos os charts sul-coreanos ao mesmo tempo – com “Ditto”. O hit passou mais de 600 horas no topo.

Para dar continuidade ao sucesso, o quinteto lançou seu segundo EP, intitulado “Get Up”, em julho. O projeto conquistou a primeira posição da Billboard 200, uma das principais paradas dos Estados Unidos, e rendeu outro PAK com uma de suas seis músicas, a estrondosa “Super Shy”.

Nos meses seguintes, NewJeans continuou a comprovar sua força e não só se apresentou no Lollapalooza Chicago, como também fez a canção “Gods” para o jogo League of Legends (LoL) – com direito a performance na final do campeonato mundial. Grandonas!

IVE

Desde sua estreia em 2021, as meninas do IVE, Yujin, Gaeul, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo, vêm se firmando como alguns dos principais nomes de sua geração. O ano de 2023 foi essencial nessa jornada, com o lançamento do primeiro full album, “I’ve IVE”, e do primeiro mini album, “I’ve Mine”.

O desempenho das duas produções foi tão positivo, que IVE se tornou o primeiro grupo a ter três PAKs com músicas diferentes, “Kitsch”, “I Am” e “Baddie”, no período de apenas um ano. A artista solista IU era a única com a conquista no currículo antes disso.

Aespa

Formado por Karina, Winter, Giselle e NingNing, Aespa foi outro girl group que mostrou prolixidade ao longo do ano. Lançou não só um, mas dois mini albums, “My World” e “Drama”, emplacando as faixas “Spicy” e “Drama” nos charts sul-coreanos.

Mas o destaque maior talvez seja a primeira turnê mundial do quarteto, “Synk: Hyper Line Tour”, que passou por cidades dos Estados Unidos, México, Brasil, Chile, Alemanha, Inglaterra e França. Por aqui, o show aconteceu no Espaço Unimed, em São Paulo, em setembro e lotou. Você estava lá?

Tomorrow X Together

Tomorrow X Together, mais conhecido como TXT, chamou a atenção do Brasil e do mundo em 2023. O boy group de Soobin, Yeonjun, Beomgyu, Kang Taehyun e Huening Kai se apresentou como headliner no Lollapalooza Chicago e lançou grandes parcerias com artistas internacionais.

Eles convocaram os estadunidenses Jonas Brothers para “Do It Like That”, faixa do mini album “The Name Chapter: Freefall”, e a brasileira Anitta para “Back For More”. Com a Girl From Rio, inclusive, estrearam no palco de uma premiação dos Estados Unidos, MTV Video Music Awards, em setembro.

Twice

Twice emplacou uma das mais expressivas turnês mundiais do ano, “Ready To Be World Tour”, fruto do mini-álbum homônimo que chegou em março e alcançou o segundo lugar da Billboard 200. O espetáculo já rolou na América do Norte, Europa e Ásia e vem ao Brasil em fevereiro de 2024.

Algumas integrantes do grupo também brilharam individualmente. Jihyo fez seu debut solo, com o mini album “Zone”, e Mina, Sana e Momo se lançaram como a unit – nome dado a subgrupos – toda japonesa MiSaMo. Elas não pararam!

BLACKPINK

Coisa parecida aconteceu com o BLACKPINK. As titãs do k-pop bateram o recorde de turnê mais lucrativa de um girl group com a “Born Pink World Tour”, iniciada em outubro de 2022 e encerrada em setembro de 2023, com passagens pela América do Norte, Ásia, Oceania e Europa. Um dos shows foi como headliner do Coachella, um dos principais festivais dos Estados Unidos e do mundo.

Mesmo rodando o globo com as colegas Rosé, Lisa e Jennie por quase um ano inteiro, Jisoo estreou como solista. Ela foi a última das meninas a debutar solo, mas foi muito bem recebida, com seu projeto de duas faixas inéditas, intitulado “Me”, ficando no top 5 dos mais importantes charts da Coreia do Sul.

Jennie também dominou as paradas com “You & Me” – um feito surpreendente porque a música já era apresentada na turnê e conhecida pelos fãs. Ela ainda estreou como atriz ao participar de “The Idol”, polêmica série criada por The Weeknd e Sam Levinson para a HBO. Você assistiu?

Fifty Fifty

Fifty Fifty botou todas as solitárias, mas românticas, para cantar: “I’m feeling lonely / Oh, I wish I’d find a lover that could hold me / Now I’m crying in my room / So skeptical of love / But still I want it more”. “Cupid” virou um hit viral no TikTok e entrou na Billboard Hot 100, uma das mais relevantes paradas dos Estados Unidos ao lado da 200.

O grupo ainda participou da trilha sonora de “Barbie”, filme de maior bilheteria do ano, com “Barbie Dreams” em parceria com a rapper estadunidense Kaliii. Mas nem tudo foram flores, pois uma disputa contratual com a empresa ATTRAKT resultou na saída de três das quatro integrantes.

Em junho, Fifty Fifty alegou que a ATTRAKT “violou seu contrato ao não fornecer dados contábeis e negligenciar sua saúde mental”. Keena desistiu do processo depois, mas Aran, Sio e Saena terminaram com o contrato rescindido por “calúnia e difamação”, de acordo com a agência. Vixe!

BTS

O serviço militar obrigatório na Coreia do Sul coloca o BTS em um hiato que deve se estender de 2023 a 2025. Jin, J-Hope e Suga já se alistaram. RM, Jimin, V e Jung Kook estão fazendo o mesmo, conforme anunciou a agência Big Hit Music em novembro.

A boa notícia é que os últimos três fizeram seus debuts solo oficialmente neste ano. Jimin lançou o EP “Face” e emplacou a faixa “Like Crazy” no topo da Hot 100, tornando-se o primeiríssimo artista solo sul-coreano com o feito no currículo.

Jung Kook virou o segundo graças a “Seven”, parceria com Latto presente no full album “Golden”. O projeto reuniu outras dez músicas, incluindo colaborações com Jack Harlow, Major Lazer, DJ Snake. Já V entregou o EP “Layover” e não teve muito destaque nos charts, mas conquistou os fãs e a crítica.

Zerobaseone

Zerobaseone se formou no “Boys Planet”, reality show de sobrevivência criado pela MNET em 2023. Noventa e oito trainees participaram da competição, mas apenas nove se consagraram campeões e, consequentemente, integrantes do novo boy group.

Sung Han Bin, Kim Ji Woong, Zhang Hao, Seok Matthew, Kim Tae Rae, Ricky, Kim Gyu Vin, Park Gun Wook e Han Yu Jin estrearam como ZB1 em julho deste ano, com “Youth in the Shade”, que se tornou o primeiro minialbum de debut a vender 1 milhão de cópias em apenas um dia. Quatro meses depois, fizeram seu comeback com “Melting Point”.

TripleS

TripleS tem chamado a atenção por muitos motivos. O primeiro é o fato de ser formado por nada menos que 24 meninas, reveladas aos poucos. Até agora, o público conhece Kim Yooyeon, Mayu, Xinyu, Kim Nakyoung, Park Sohyun, Seo Dahyun, Nien, Yoon Seoyeon, Kotone, Kim Chaeyeon, Gong Yubin, Lee Jiwoo, Kaede, Jeong Hyerin, Kim Soomin e Kwak Yeonji.

Outro detalhe é que elas pretendem ser o primeiro girl group de k-pop descentralizado do mundo, alternando entre trabalhos em conjunto, em subgrupos e solo. Mas talvez o mais interessante é que os fãs têm poder de decisão no futuro do girl group, sendo capazes de votar nas integrantes de futuras units, nas demo de futuros discos e mais.

voltando pra home