Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
televisão

As dez atuações brasileiras que deram o nome e sobrenome em 2023

As produções nacionais em 2023, sejam elas para TV aberta ou streaming, seguiram em uma boa safra. Com bons enredos, gigantes produções e roteiros inteligentes, quem chamou atenção mesmo foram atores e atrizes que mostraram que o ofício lhes acompanham desde o berço.

Do eixo Rio-São Paulo ao sertão; de uma boa dose de humor ao toque dramático, assustador e perturbador de papéis complexos; de personagens já conhecidos a novas histórias marcantes; teve muita coisa!

Listamos aqui as dez atuações, sem ranqueamento, do que achamos mais brilhante, cativante, inspirador e revolucionário. Vem com a gente!

Clara Moneke, novela “Vai na Fé”

Madura e segura de si, Clara Moneke brilhou muito no papel da piriguete Kate, da novela “Vai Na Fé”. O primeiro semestre do ano foi marcado por uma atuação madura e segura de si, com um humor natural e afiado, sem manter a firmeza nas cenas dramáticas. Criou um jeito nada caricato, nem pastelão, para a personagem. A atriz de 25 anos é alguém para quem devemos olhar com muita atenção pelo gigante talento e carisma.

Alice Carvalho, série “Cangaço Novo”

Alice Carvalho emprestou talento e alma para uma atuação visceral e inebriante de Dinorah Vaqueiro, na série “Cangaço Novo”, do Prime Vídeo. Traduziu ao olhar e ao corpo todas as mazelas que sua personagem recebeu da terra árida de um sertão fictício do Ceará. A sequência de seu delírio (em meados do sexto episódio) é poética, na mesma medida em que é perturbadora e sensível, e Alice se agiganta baleada ao chão. É quase impossível não ficar boquiaberto ao vê-la em cena.

Thainá Duarte, série “Cangaço Novo”

Quem também merece destaque no elenco de “Cangaço Novo” é Thainá Duarte. A atriz vive a jovem Dilvânia, irmã de Dinorah (Alice Carvalho), que não tem falas durante toda a série do Prime Video. É uma das atuações mais sensíveis e hipnotizantes do ano, na qual Thainá transmite, com maestria, as experiências perturbadoras vividas pela personagem na infância apenas com sua expressão corporal. Ponto alto para a química das irmãs em cena.

Gabriel Leone, segunda temporada da série “Dom”

Gabriel Leone retornou aos caminhos de Pedro Dom, na segunda temporada da série “Dom”, do Prime Vídeo. Mesmo com os flashbacks excessivos e desnecessários desta nova leva de episódios, o ator é a chave principal para você não desistir da história do bandido gato que aterrizou o Rio de Janeiro. A atuação dele ali faz jus à alcunha de “queridinho do momento por todas as produções”: é pautada num olhar sem rumo, que busca aprovação e é apaixonado por adrenalina. A sequência em que o personagem fuma craque e alucina na solitária, dentro da prisão, prova a força de Leone com a arte.

@primevideobr doutor, esse foi o motivo do meu colapso 😮‍💨 #primevideo #gabrielleone #dom ♬ som original – primevideobr

Gloria Pires, novela “Terra e Paixão”

Aqui é uma reafirmação de uma grande atriz, fazendo um grande trabalho. Gloria Pires vive, de forma firme e consistente, a manipuladora e má Irene, matriarca rural. É afago entre atuações estranhas na novela “Terra e Paixão”, da TV Globo, e faz parecer, pela experiência e talento, que estar ali é a tarefa mais fácil do planeta.

Eduardo Sterblitch, série “Os Outros”

A série “Os Outros”, do Globoplay, é recheada de atuações muito boas, mas a que merece destaque é Eduardo Sterblitch pelo ineditismo. Em sua primeira incursão dramática, o humorista vive um miliciano em que o excelente texto de Lucas Paraizo ganha forma amedrontadora, hipnotizante e brilhante. Muito curioso para ver os próximos passos que Sterblitch dará.

Zezé Motta, especial “Falas da Vida”, da TV Globo

Mais uma veterana que abrilhanta a lista em uma atuação classuda: Zezé Motta divide cena com Andrea Beltrão no quarto episódio do especial “Falas da Vida”, da emissora carioca. Zezé vive Bex, uma sábia mulher que promove mudanças em duras convicções de Andrea.

Emilio Dantas, novela “Vai na Fé”

Emilio Dantas brilhou como o maldoso Theo. É um vilão tradicional, abominável e asqueroso, que fez com que a gente sentisse raiva durante o curso da novela “Vai Na Fé”.

 

Lázaro Ramos, novela “Elas por Elas”

Caricato na medida que o personagem, Lázaro Ramos volta às novelas como o lendário detetive Mario Fofoca no remake de “Elas por Elas”, novela da faixa das 18 horas na TV Globo. Lázaro e a diretora Amora criaram um jeito novo e único de refazer o personagem, sem copiar o que fez vivido Luís Gustavo (1934-2021) na primeira versão da obra. Lázaro é um dos maiores atores da geração e foi uma escolha de mão cheia colocá-lo neste papel tão importante para a dramaturgia brasileira.

Thalita Carauta, novela “Todas As Flores”

Mauritânia, de “Todas As Flores”, é o maior sucesso de “Todas As Flores”, da Globoplay, e a culpa disso é de Thalita Carauta. A atriz e humorista, que se destacou desde quando estava no “Zorra Total”, ganhou as redes sociais com as passagens dramáticas e engraçadas de sua personagem. Essa experiência de Thalita a alçou ao panteão de protagonistas que, há tempos, ela merecia — pelo talento e excelente timing artístico.

voltando pra home