Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
música

Vitor Ramil se junta a alunos de escola para compor faixa inédita; ouça “Acordei Sonhando”

Já pensou o quanto pode ser significativa a experiência de trabalhar com música na infância? A Escola Projeto, de Porto Alegre, propôs esse desafio e criou uma atividade chamada “Encontro com o Músico”. Basicamente, ao longo de um trimestre, uma vez por ano, os alunos estudam a obra de um artista e, a partir desse processo, passam a se dedicar às próprias criações.

O cantor Vitor Ramil foi um dos escolhidos e decidiu não apenas aceitar o convite, como também propor algo inédito: compor uma canção na companhia das turmas e, em um segundo momento, gravá-la. A faixa “Acordei Sonhando” acaba de chegar às plataformas de streaming e revelam uma potente parceria.

“Como seria trabalhar com tantos e tão pequenos parceiros? Fiz a música de ‘Acordei Sonhando’ cantarolando na estrada, enquanto dirigia de Pelotas a Porto Alegre para nosso primeiro encontro. O trabalho com eles foi surpreendente e emocionante”, conta Ramil, em nota.

“Avançamos passo a passo, escrevendo para a melodia, as crianças dando sugestões e eu coordenando enquanto explicava, entre outras coisas, quando uma palavra podia ou não ser usada em determinada passagem musical. Os alunos tiveram noções de prosódia, de uso de rimas, da escolha de metáforas ou das muitas possibilidades de sentido da poesia”.

Na prática, as crianças do 3º ano escreviam uma frase e saltavam a seguinte, deixando lacunas para as do 4º, e vice-versa. Agora, ele não apenas divide os vocais como também vai realizar um show beneficente em prol do Instituto Sociocultural Afro-Sul-Odomode, também de Porto Alegre, a fim de apoiar crianças e jovens em condição de vulnerabilidade social em sua formação através da música e outras formas de arte-educação.

No próximo dia 6 de outubro, acontece no Salão de Atos da PUC-RS uma apresentação inédita e que terá como convidados os anos dos 3º e 4º anos, regidos pelo professor Ianes Coelho. Participam ainda os músicos Edu Martins (contrabaixo) e Roger Scarton (harmonium), mais Thiago Ramil e Ian Ramil, que integram a banda do show “Ramilonga”.

Fique ligado e garanta já o seu ingresso!

 Show beneficente Acordei Sonhando – Vitor Ramil 

  • Data: 6 de outubro (sexta-feira) 
  • Horário: 20h 
  • Local: Salão de Atos da PUCRS 
  • Ingressos: Site e aplicativo Guichê Web ou no Campus da PUCRS – Saguão do Living 360º, Prédio 15 – Av. Ipiranga, 6681 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 19h, em frente à PUCRS Store). 
  • Desconto especial para compra antecipada de estacionamento na PUCRS: https://reserva.parebem.com.br/estacionamento/estacionamento-puc-rs (Utilize o código promocional de cupom: RAMIL) | Valor: R$ 25,00 (valor válido apenas para compra antecipada, pela reserva online. No dia do evento o valor será por hora, conforme a tabela 2023).

Para ouvir mais trabalhos de Ian, acesse seus perfis nas redes sociais!

voltando pra home