Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

cinema

O que ele faz é arte! 10 cenas de filmes do Martin Scorsese para você entender porquê ele é um dos grandes diretores do cinema

Tem filme novo do Martin Scorsese em cartaz nos cinemas, minha gente! “Assassinos da Lua das Flores” estreou nesta quinta e representa um filme grandioso de um dos mais grandiosos diretores do cinema moderno. Inclusive, a gente já assistiu e estamos contando tudo aqui. Queridinho dos cinéfilos e da indústria de cinema, talvez nem todo mundo entenda o motivo dessa estreia ser tão esperada e por Scorsese ser tão prestigiado. Mas a gente explica!

“Assassinos da Lua das Flores” é o primeiro filme de Scorsese em quatro anos. Ele havia feito “O Irlandês” em 2019. Mas, muito além disso, ele tem mais de cinquenta anos de carreira e mais de 90 indicações ao Oscar em várias categorias por seus filmes. O diretor é conhecido por sempre reunir um roteiro afiado, grandes atuações com os maiores astros de Hollywood, uma técnica de filmagem que quer sempre surpreender e testar a capacidade do cinema e cenas que ficaram marcadas na história.

Por isso, resolvemos listar dez cenas que trazem o melhor do estilo do Scorsese. Foi difícil, tanto pelo número de filmes como no número de cenas de cada filme. Porém, acho que fizemos jus ao diretor!

A apresentação de De Niro em “O Rei da Comédia”

Para entender o caos dessa cena, precisamos explicar: em “O Rei da Comedia”, Robert de Niro interpreta um aspirante a comediante que só fracassa e decide tomar uma atitude drástica para atingir a fama: sequestrar um dos maiores ícones da comédia americana (e também o ídolo dele), e só devolvê-lo caso se apresente no programa da TV do mesmo. Ele consegue o que quer, mas é simplesmente muito ruim e constrangedor. Inclusive, a cena foi também uma inspiração para “Coringa” do Joaquin Phoenix

O crucificamento de Jesus

Não tem muito o que falar. É simplesmente a visão de Scorsese de uma das cenas mais lembradas, recriadas, lidas e comentadas da sociedade. E com Willem DaFoe no papel de Jesus. Amamos? Sim!

A queda do avião em “O Aviador”

Sabe aquela frase clichê de cinema “Quando, de repente, uma catástrofe inesperada muda para sempre a vida do protagonista”? Essa é a perfeita definição dessa cena aqui. E olha que Scorsese nem é de dirigir cenas de catástrofes assim. O piloto interpretado por Leonardo DiCaprio teste um modelo de avião e algo dá errado, fazendo com que ele caia no meio de Beverly Hills. Não apenas é chocante por ser algo tão violento acontecendo no meio de um lugar tão pacato, como também foi um momento que fez com que o rumo do piloto mudasse completamente no filme (para pior, viu?).

A cena do elevador em “Os Infiltrados”

Todo mundo que assistiu “Os Infiltrados” teve as estruturas abaladas por uma cena que ninguém esperava. A cena do elevador veio tão gratuitamente, sem nenhum alarde e significou uma reviravolta em tudo o que achávamos que estava acontecendo nesse filme. A vida é um sopro e a gente nem teve tempo de ver quem assoprou nesse elevador, viu? E os próximos minutos são de puro caos.

Essa luta aqui em “Touro Indomável”

Robert De Niro interpreta um lutador de boxe desequilibrado em “Touro Indomável” e, nessa luta em particular, vemos como Scorsese nos surpreende com momentos que parecem obras de arte. Tudo aqui é lindo apesar de violento, olha a contradição! O filme todo é gravado em preto e branco, o que já dá um charme. Mas aqui, a iluminação e o enquadramento fechado passam a impressão de que a gente está dentro do ringue. Em alguns momentos, parece até que somos os personagens apanhando. Genial!

“Eu não vou embora” em “O Lobo de Wall Street”

Em “O Lobo de Wall Street”, Leonardo DiCaprio interpreta Jordan Belfort, o odiável corretor da bolsa de valores. Essa cena podia estar em “The Office”, porque é tão sem noção. Jordan anuncia que irá se aposentar e faz um discurso completamente emotivo. (Lembrando que ele é odiado por basicamente todo mundo que trabalha com ele). Então, ele dá uma virada no discurso e resolve ficar. A cara do pessoal no escritório quando escutam isso… Não temos palavras!

Essa batalha DOIDA aqui em “Gangues de Nova York”

Esse filme aqui de 2002 (o primeiro de muitos do Scorsese a ter Leonardo DiCaprio) é o melhor exemplo de como Scorsese consegue fazer um milhão de coisas aleatórias, inusitadas e fortes acontecerem por segundo sem nada se perder no meio da zona. Essa cena causa choque, estranhamento, espanto, nojo e outros fortes sentimentos que não sabemos explicar exatamente! Hahahaha.

O Copacabana em “Os Bons Companheiros”

Aqui é um ótimo exemplo de como Scorsese consegue fazer um plano-sequência como ninguém. Henry Hill quer levar Karen para o Copacabana, um dos restaurantes mais badalados da região. E como ele consegue isso? Chegando pelos fundos. Ele passa por corredores subterrâneos apertadinhos e pela cozinha e tem tanto movimento e tanta coisa acontecendo, minha gente! É tudo muito bem coreografado e, quando você para pra perceber os detalhes, você pensa “Precisava entregar tanto numa cena tão simples?”. Sim, porque Scorsese sempre domina a técnica!

Robert De Niro conversa com o espelho em “Taxi Driver”

Aqui, Robert De Niro interpreta um veterano da guerra que resolve ser taxista apesar de carregar diversos traumas mentais por conta do que viveu. Essa cena aqui está em qualquer lista das cenas mais icônicas da história do cinema! Ela parece simples, mas representa uma virada de chave para esse personagem que é muito bem construído (como em qualquer filme do Scorsese) e é simplesmente muito cool.

A gente poderia listar umas cenas de “Assassinos da Lua das Flores” que ficamos de queixo caído. Mas aí já seria spoiler, né? Corre para saber do que estamos falando pois o filme já está em cartaz nos cinemas!

voltando pra home