Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação/Prime Vídeo)
(Foto: Divulgação/Prime Vídeo)
cinema

Liniker afirma não ter sido convidada para Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que exaltou “Manhãs de Setembro”

Liniker usou seu perfil no Instagram, na tarde desta quinta-feira (24), para criticar a organização do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Em uma longa publicação, a atriz e cantora afirmou não ter sido convidada para participar da cerimônia de entrega, que rendeu à série “Manhãs de Setembro” (Prime Vídeo), produção da qual é protagonista, o troféu de Melhor Série de Ficção.

“Não fui convidada para celebrar ao lado da equipe e elenco o troféu que ganhamos, a noite da vitória ao lado de tantos outros artistas e colaboradores do audiovisual brasileiro e mundial”, afirmou.

“Ontem, fomos esquecidas mais uma vez. [Mesmo à frente de] Um projeto que, em nível mundial, mudou, sim, a história do audiovisual brasileiro da última década. Fica aqui a pergunta: depois que o processo “acaba”, de quem é que se lembra nos momentos de vitória?”, completou a voz de “Indigo Borboleta Anil” (2022).

A intérprete da motogirl e cantora Cassandra foi além e destacou os desafios de criar e manter de pé produções artísticas nacionais, incontáveis vezes invisibilizadas tanto por questões políticas quanto a ausência de incentivos.

Ela prosseguiu dizendo que a beleza da série, uma produção original do Amazon Prime Video, não se restringe somente à história e condução do enredo, mas também a um comprometimento com a causa LGBTQIAPN+ neste que é o país que mais “mata e apaga a memória de pessoas da sigla, além de pretos e indígenas”.

Referindo-se a si mesma, Liniker ressaltou o fato de ser “uma profissional, atriz e artista que estudou para poder exercer seu ofício, mas também uma travesti preta capaz de contar a história de outra travesti ao lado de travestis e pessoas trans, pessoas pretas e de aliades, que acreditaram em cada vírgula da história”.

Ela encerrou a publicação lembrando como “o reconhecimento é importante, sobretudo em solo nacional, por todo o apagamento histórico que temos e vemos ao longo da história e trajetória artística de muitos e muites”.

Veja a postagem da cantora:

 

Pronunciamentos

Procurada pelo Papelpop, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela honraria, afirmou que convida nominalmente todos os finalistas e atribuiu a cada produção indicada (séries e filmes) a definição da lista de convidados.

Leia íntegra da nota:

“A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais convida nominalmente todos os finalistas e cada produção indicada (séries e filmes) define sua própria lista de convidados. Não cabe à Academia escolher quem representará cada produção na cerimônia de premiação, que busca a diversidade no audiovisual brasileiro. O resultado das principais categorias confirma esse posicionamento. Lamentamos muito não ter contado com a presença de Liniker, artista por quem a Academia tem a maior admiração.”

A reportagem também procurou a assessoria de imprensa do Prime Vídeo, no Brasil, do qual a série “Manhãs de Setembro” faz parte do catálogo. A plataforma preferiu não se pronunciar, no momento.

voltando pra home