Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Wagner Moura participa de protesto em meio à greve dos atores de Hollywood

cinema
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O nosso kingo!

O ator Wagner Moura participou de um protesto organizado pelo Sindicato dos Atores (SAG-Aftra), que ocorreu no último dia 28, sexta-feira. Ele, vale destacar, é um dos brasileiros mais respeitados na indústria norte-americana, tendo atuado em diversas produções com grande alcance internacional tanto em inglês, espanhol e português.

Em fotos publicadas pela atriz Bia Borinn, Moura aparece ao lado de nomes como Eduardo Muniz e Ivo Müller, famosos por suas participações em “Grey’s Anatony” e “Tabu”, além do roteirista Gabriel Moura. Vem ver só!

Outro nome brasileiro que se posicionou a favor da paralisação foi a atriz Bruna Marquezine, que estrela o novo longa da franquia “Besouro Azul”. Susan Sarandon, Hilary Duff e Mark Rufallo também se uniram a atos mobilizados pela classe.

A greve

SAG-AFTRA representa cerca de 160 mil atores de cinema e televisão de Hollywood e decretou o início da greve no último dia 14 de julho. A decisão foi tomada de forma unânime na tarde pelo conselho da entidade após as negociações com a AMPTP, associação das produtoras norte-americanas, terminarem sem um acordo que atendesse às muitas demandas.

Em nota, Fran Drescher, presidente do SAG-AFTRA, disse que as respostas da AMPTP às reivindicações da categoria foram “ofensivas e desrespeitosas”: “As empresas se recusaram a se envolver significativamente em alguns tópicos e bloquearam completamente outros”.

A insatisfação dos atores se dá pelas “grandes mudanças que os estúdios e streamings implementaram” na indústria cinematográfica e televisiva, sem modificar seus contratos. Eles pedem remunerações e condições de trabalho mais justas, além da regulamentação do uso de Inteligência Artificial (IA).

O SAG-AFTRA, então, se junta ao WGA, sindicato dos roteiristas de Hollywood que está em greve desde o dia 2 de maio, reivindicando, também, melhores condições para a categoria após ter as negociações frustradas com as grandes empresas.

A última vez que as duas organizações paralisaram ao mesmo tempo foi em 1960. Separadamente, a última greve do SAG-AFTRA aconteceu em 1980; e a do WGA, em 2007.

voltando pra home