Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
famosos

Shakira responderá a novo processo sobre fraude fiscal na Espanha, diz jornal

QUE SITUAÇÃO…

Ao mesmo tempo em que Shakira ainda enfrenta um imbróglio imenso com a Justiça espanhola por conta da acusação de sonegação de impostos, um novo capítulo começa nessa história. Informações do jornal El País publicadas nesta quinta (20) dão conta de que a cantora colombiana enfrentará um novo julgamento, após a Receita Federal (a chamada Hacienda) ter aberto mais uma investigação sobre supostos casos de fraude fiscal cometidos pela artista.

As autoridades consideram que desde o ano de 2012 Shakira residiu no país por mais de 183 dias, o equivalente a metade do ano. Esta regra a habilita como residente fiscal e, consequentemente, a imputa a pagar impostos como os demais cidadãos.

Atualmente, ela espera julgamento sob a acusação de ter se negado a pagar 14,5 € milhões correspondentes a um período de cerca de três anos, quando teria por fim estabelecido residência no país. Shakira nega as acusações, sustentando que, mesmo seus filhos Milan e Sasha tendo nascido em Barcelona e vivendo um relacionamento com o zagueiro do Barcelona F.C., Gerard Piqué, não possuía outros vínculos com o país.

O novo processo diz respeito a uma petição feita pela Fiscalía referente ao ano de 2018. Mais uma vez, ele está ligado à dívida de pessoa física sobre impostos patrimoniais. Em nota enviada ao jornal, a corte afirmou que não possui informações a respeito do montante que, supostamente, teria sido sonegado. Ainda não se sabe se os advogados de Shakira foram notificados. Atualmente, ela vive em Miami com a família.

Depoimento tenso

Em junho, o jornal El País teve acesso à transcrição de um depoimento dado pela cantora colombiana Shakira à Justiça local, em 2019. À ocasião, ela participou de uma audiência em que tentou provar sua inocência na referida primeira ação.

Entre outras coisas, Shakira relembrou o momento de enorme visibilidade que obteve após a Copa do Mundo de 2010, momento em que engatou seu romance com Piqué. Ela admitiu ter feito loucuras de amor e citou os ciúmes que o então atual dizia ter de se ex-marido, o publicitário argentino Antonio de la Rua, com quem ficou por 11 anos. Piqué a restringia, inclusive, de visitar a casa que tinha nas Bahamas ante a possibilidade de um encontro inesperado com o ex-companheiro.

“Eu estava encantada. Lembro de estar viajando do Marrocos em direção à Croácia, sobrevoávamos Barcelona, e perguntei ao piloto se podia fazer uma parada rápida para dar um beijo em Gerard. É a coisa mais romântica que fiz em toda a minha vida. Não sei se a Agência Tributária espanhola computou isso como um dia que vivi na Espanha”, disse, em tom de ironia, à juíza presente.

Relembre outras revelações e destaque da fala clicando aqui.

voltando pra home