Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
cinema

MUBI FEST 2023: evento terá exibição gratuita de “Aftersun” e mais; veja programação

Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI realiza neste final de semana — entre os dias 14 a 16 de julho, o MUBI FEST 2023.

Serão exibidas, gratuitamente, dez produções na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, localizada na zona Sul de São Paulo. Para participar, é preciso retirar os bilhetes no local, uma hora antes de cada sessão.

Entre obras que serão exibidas, estão Wong Kar Wai e o clássico nacional “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, de Hector Babenco, em versões restauradas.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Além de sessões open air especiais de “Aftersun” e “In The Mood of Love”, o evento terá, ainda, pré-estreia de “Passagens (2023)”, do diretor Ira Sachs, que chega aos cinemas no dia 17 de agosto em parceria com a O2 Play, e première nacional de “Rotting in The Sun”.

Fora isso, o MUBI FEST 2023 terá espaços interativos, nos quais os visitantes poderão participar de um quiz valendo prêmios.

O evento é uma realização MUBI, com produção da Limón e apoio institucional da Cinemateca Brasileira, além das distribuidoras Synapse, Imovision, O2 Play e HB Filmes, que cederam os direitos de exibição dos filmes.

***

Veja a programação:

Sexta-feira, 14 de julho

  • 16h – CHUNGKING EXPRESS – Wong Kar Wai
  • 19h – IN THE MOOD FOR LOVE – Wong Kar Wai – Sessão Open Air (Sujeita a mudanças devido às condições climáticas)
  • 21h – FALLEN ANGELS – Wong Kar Wai

Sábado, 15 de julho

  • 16h – BEM-VINDOS A BORDO – Emmanuel Marre, Julie Lecoustre
  • 18h30 – AFTERSUN – Charlotte Wells – Sessão Open Air (Sujeita a mudanças devido às condições climáticas)
  • 19h – ROTTING IN THE SUN – Sebastián Silva – Premiére Nacional
  • 21h – PASSAGENS – Ira Sachs

Domingo, 16 de julho

  • 15h – EU NÃO SOU UMA BRUXA – Rungano Nyoni
  • 17h – O ÓDIO – Mathieu Kassovitz
  • 19h – PIXOTE: A LEI DO MAIS FRACO – Hector Babenco

Sobre os filmes:

Chungking Express (1994, restaurado) – Wong Kar Wai

Uma das obras definitivas do cinema dos anos 1990, é um instantâneo de quatro vidas que se conectam sob as luzes artificiais e passagens labirínticas de Chungking Mansions, um complexo comercial em Hong Kong. Estrelado por Brigitte Lin (Cinzas do Passado), Tony Leung Chiu Wai (In the Mood for Love) e a cantora que se tornou atriz Faye Wong (2046), traz um olhar doce e melancólico sobre a solidão, a dor no coração e a busca de conexão em um mundo cada vez mais alienante.

In the Mood for Love (2000, restaurado) – Wong Kar Wai

Ambientado na Hong Kong dos anos 1960, o filme traz Tony Leung Chiu Wai (Conflitos Internos, O Grande Mestre) e Maggie Cheung Man Yuk (Dias Selvagens, Herói) nos papéis que marcaram suas carreiras, como os novos vizinhos Mr. Chow e Mrs. Chan. Enquanto os primeiros encontros são reservados e contidos, eles logo percebem que seus cônjuges ausentes estão tendo um caso um com o outro.

Fallen Angels (1995, restaurado) – Wong Kar Wai

Originalmente criado como parte de Chunking Express, Fallen Angels é seu parente noturno, um thriller romântico dark ambientado na paisagem urbana noturna de Hong Kong. O filme traça os destinos interconectados de vários personagens misteriosos na deslumbrante metrópole de neon, incluindo um assassino independente que espera deixar sua linha de trabalho duvidosa para trás, seu assistente evasivo que está secretamente apaixonado por ele e um empresário mudo com um esquema de negócios incomum.

Bem-vindos a Bordo (2021) – Emmanuel Marre, Julie Lecoustre

O aclamado drama, sucesso de críticas e público, apresenta um retrato agitado dos bastidores das empresas aéreas. Estrelado pela talentosa Adèle Exarchopoulos (Os Cinco Diabos, Azul é a Cor Mais Quente), o filme narra a rotina da jovem comissária de bordo que busca, em meio a sexo casual e muitas festas, uma saída de emergência esperançosa longe dos ares.

Aftersun (2022) – Charlotte Wells

Estrelado pelo premiado Paul Mescal (também indicado ao Oscar® deste ano como Melhor Ator) e Frankie Corio no cativante papel de Sophie, sua filha de 11 anos, relembra as férias compartilhadas por pai e filha num resort decadente da Turquia, na década de 1990. Com trilha sonora nostálgica e marcante, o filme emocionou milhares de pessoas no mundo inteiro, tornando-se o longa mais visto da história da MUBI.

Rotting in the Sun (2023) – Sebastián Silva

Meta-comédia audaciosa, que alfineta a indústria do cinema e a cultura de auto-obsessão. Enquanto relaxa em uma cidade litorânea gay mexicana, o deprimido diretor Sebastián Silva conhece o influenciador do Instagram Jordan Firstman (ambos interpretando versões de si mesmos), e Sebastián relutantemente concorda em colaborar em um próximo projeto. Mas, quando Jordan chega de volta à Cidade do México, o diretor não está em lugar nenhum, e Jordan embarca em uma jornada detetivesca totalmente imprevisível. Estreia na MUBI em 15/9.

Passagens (2023) – Ira Sachs

Situado em Paris, o drama sedutor conta a história de Tomas (Franz Rogowski, Great Freedom) e Martin (Ben Whishaw, Entre Mulheres), um casal gay que tem o relacionamento abalado quando Tomas começa um caso apaixonado com Agathe (Adéle Exarchopoulos), uma mulher mais nova que ele conhece após terminar seu último filme. Estreia nos cinemas em 17/8.

Eu Não Sou Uma Bruxa (2017) – Rungano Nyoni

Ao explorar os “acampamentos de bruxas” da Zâmbia, esta produção vencedora do BAFTA combina comédia, tragédia e efeitos visuais surpreendentes. Um retrato de uma jovem rebelde, o filme faz uma crítica severa à opressão das mulheres e à corrupção por meio do turismo, imprensa e superstição.

O Ódio (1995) – Mathieu Kassovitz

A odisseia urbana traz um olhar à brutalidade policial e às vidas marginais na periferia de Paris e marcou uma entrada no agora onipresente cinema de subúrbio. O filme retrata 24 horas na vida de três franceses, o judeu Vinz (Vincent Cassel, Cisne Negro, Irreversível), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui, Mulher Maravilha) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé, Métisse), após um conflito dos jovens da cidade contra os policiais.

Pixote: A Lei do Mais Fraco (1980) – Hector Babenco

Restaurado pelo World Cinema Project, da The Film Foundation – criada por Martin Scorsese -, acompanha um grupo de meninos desde os horrores de um reformatório até a vida ruas de São Paulo, e gira em torno do órfão Pixote, de 11 anos. Considerado um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro, é estrelado por Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha, Tony Tornado, Beatriz Segall e Ariclê Perez.

A partir deste ano, o MUBI FEST torna-se uma iniciativa regional, com edições em mais quatro cidades da América Latina: Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México) e Santiago (Chile).

MUBI FEST 2023

De 14 a 16 de julho
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo
Ingressos gratuitos devem ser retirados no local, uma hora antes de cada sessão

voltando pra home