Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
música

Morre Jane Birkin, atriz e cantora icônica que eternizou o hit “Je T’aime Moi Non Plus”

A cantora, atriz e ex-modelo Jane Birkin morreu neste domingo, em Paris, aos 76 anos. A informação é do jornal Le Parisien. As causas da morte são desconhecidas, embora ela tivesse cancelado apresentações recentemente em virtude de problemas de saúde. Em 2021, ela também tinha sofrido um derrame.

Brikin, que nasceu em Londres em 1946, chegou a ser uma das mulheres mais famosas das décadas de 1960 e 1970. A carreira no cinema decolou primeiro, com clássicos como “Blow-Up” (1966) e “Caleidoscópio” (1966), mas a maior projeção aconteceria a partir de “Slogan”, sua parceria com o músico e cineasta Serge Gainsbourg.

Os dois engataram um romance e juntos chegaram a gravar um disco, intitulado simplesmente como “Jane Birkin/Serge Gainsbourg” (1969). A faixa “Je T’aime Moi Non Plus”, que trazia sussurros que simulavam orgasmos, foi um marco no movimento de libertação sexual e atingiu o topo das paradas de sucesso. Em meio à controvérsia, foi proibida de tocar nas rádios de diversos países.

Birkin deixa uma filha desse relacionamento, que se encerrou em 1980, a também cantora e atriz Charlotte Gainsbourg. “Ela continua sendo a inglesa favorita dos franceses, figura inseparável de Serge, de quem ela era a musa e embaixadora”, afirmou o Parisien, em nota.

Em vida, foram lançados 14 álbuns de estúdio, sendo o último deles em 2020. Na filmografia da atriz incluem-se outros títulos de grande repercussão como “Morte Sobre o Nilo” (1978), “Assassinato num Dia de Sol” (1982), “La pirate” (1984), “A Bela Intrigante” (1991), “A Soldier’s Daughter Never Cries” (1998), “Merci Docteur Rey” (2002). A estreia como diretora, por sua vez, ocorreu com o longa “Caxias” (2007).

Entre as curiosidades de seu repertório, vale destacar a parceria que firmou, 13 anos antes, com o ex-Mutante, Sergio Dias. Juntos, eles gravaram uma canção que integrou o LP “We Are The Lilies”, lançado em 2010.

voltando pra home