Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
música

Lady Gaga se emociona ao lembrar de Tony Bennett: “Não menospreze os mais velhos”

Dias após a morte do ícone do jazz, Tony Bennett, a cantora Lady Gaga, que foi uma grande amiga e parceira musical, publicou um textão em que refletiu sobre sua relação. Bennett, vale lembrar, esteve ao lado de Gaga em um dos momentos mais difíceis de sua carreira, quando foi execrada pela imprensa e pelo público após a estreia do disco “ARTPOP” (2014).

Nessa espécie de carta, a cantora buscou mostrar o quanto o amigo foi importante em sua trajetória artística e pessoal, mas também lembrou do desafio de perdê-lo antes mesmo de o luto ser concretizado. Bennett foi diagnosticado com Mal de Alzheimer e sofreu em seus últimos anos com a perda de memória, algo que não o impediu de se manter firme e sobre o palco. A última aparição pública do astro ocorreu em 2021, na companhia de Gaga, com quem lançou dois discos.

Gaga também lembrou a importância de se valorizar e respeitar pessoas mais velhas, que tem muito a ensinar. Abaixo, você lê a íntegra de seu relato.

“Vou sentir falta do meu amigo para sempre. Vou sentir falta de cantar com ele, gravar com ele, conversar com ele, de estar no palco juntos. Com Tony, pude viver minha vida como se estivesse em um túnel do tempo. Tony e eu tínhamos esse poder mágico. Nós nos transportamos para outra era, modernizamos a música juntos e demos uma nova vida a ela como uma dupla de cantores. Mas não foi uma atuação. Nosso relacionamento era muito real. Claro que ele me ensinou coisas sobre a música, sobre a vida no showbiz, mas também me mostrou como manter meu ânimo elevado e minha cabeça no lugar. “Em frente”, ele dizia. Ele era um otimista, acreditava em trabalho de qualidade e qualidade de vida. Além disso, havia a gratidão… Tony sempre foi grato. Ele serviu na Segunda Guerra Mundial, marchou com Martin Luther King Jr. e cantou jazz com os maiores cantores e músicos do mundo.
Há muito tempo que luto pela perda de Tony. Tivemos um adeus muito longo e poderoso.
Embora houvesse 5 décadas entre nós, ele era meu amigo. Meu verdadeiro amigo. Nossa diferença de idade não importava – na verdade, deu a cada um de nós algo que nenhum de nós tinha com a maioria das pessoas. Viemos de dois estágios diferentes da vida totalmente inspirados. Perder Tony para o Alzheimer foi doloroso, mas também foi muito bonito. Uma era de perda de memória é um momento tão sagrado na vida de uma pessoa. Há um sentimento de vulnerabilidade e um desejo de preservar a dignidade. Tudo o que eu queria era que Tony lembrasse o quanto eu o amava e o quanto eu era grata por tê-lo em minha vida. Mas, à medida que isso desaparecia lentamente, eu sabia que, no fundo, ele estava compartilhando comigo o momento mais vulnerável de sua vida – estar disposto a cantar comigo quando sua natureza estava mudando tão profundamente. Eu nunca vou esquecer esta experiência. Nunca vou esquecer Tony Bennett. Se eu pudesse dizer algo ao mundo, diria para não menosprezar os mais velhos, não os deixe para trás quando as coisas mudarem. Não vacile quando se sentir triste, apenas siga em frente, a tristeza faz parte. Cuide dos mais velhos e prometo que aprenderá algo especial. Talvez até mágico. E preste atenção ao silêncio – algumas das trocas mais significativas entre meu parceiro musical e eu não tinham nenhuma melodia. Eu te amo Tony. Com amor, Lady”.

Tony Bennett faleceu aos 96 anos. O último disco da carreira foi “Love For Sale”, projeto que foi indicado ao Grammy Awards e foi lançado em 2021.

voltando pra home