Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
papelpop

“Barbie” é banido no Vietnã por cena que menciona rivalidade com a China

[ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS]

Ela faz a treta diplomática dela!

O filme “Barbie” nem estreou e já está causando, ao ponto de ser banido das salas de cinema do Vietnã. A informação é da revista Variety, que publicou uma nota neste domingo (2) explicando o caso. A publicação diz que a decisão se deu em virtude de uma cena em que os personagens de Margot Robbie e Ryan Gosling, saindo de Barbielândia, abrem um mapa em que consta a linha das nove raias.

Trata-se de uma demarcação territorial sem validade legal feita pela China no Mar da China Meridional. O Vietnã alega que ao afirmar seus direitos de controle do local, o país vizinho viola sua soberania. Em 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem, em Haia, julgou que a China não tem base legal para reivindicar direitos históricos e o consequente controle da área.

Em um imbróglio diplomático, a decisão de banir o filme em território nacional foi autorizada por Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do país, vinculado ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo. Em um comunicado enviado ao jornal estatal Tuoi Tre, ele afirmou que a decisão de incluir tal cena no roteiro foi considerada “ofensiva”. Questionada, a Warner Bros. não quis comentar o caso.

Esta não é a primeira vez que a linha das nove raias causa problemas a séries e filmes no Vietnã. Em 2019, algo similar aconteceu com a animação “Abominável”, que chegou a ficar cerca de uma semana em exibição em salas de cinema. Já em 2021, foi a vez da Netflix ter que retirar o drama de espionagem “Pine Gap” do mercado vietnamita após fazer uso similar da imagem.

voltando pra home