Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
papelpop

“Barbie” é banido no Vietnã por cena que menciona rivalidade com a China

[ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS]

Ela faz a treta diplomática dela!

O filme “Barbie” nem estreou e já está causando, ao ponto de ser banido das salas de cinema do Vietnã. A informação é da revista Variety, que publicou uma nota neste domingo (2) explicando o caso. A publicação diz que a decisão se deu em virtude de uma cena em que os personagens de Margot Robbie e Ryan Gosling, saindo de Barbielândia, abrem um mapa em que consta a linha das nove raias.

Trata-se de uma demarcação territorial sem validade legal feita pela China no Mar da China Meridional. O Vietnã alega que ao afirmar seus direitos de controle do local, o país vizinho viola sua soberania. Em 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem, em Haia, julgou que a China não tem base legal para reivindicar direitos históricos e o consequente controle da área.

Em um imbróglio diplomático, a decisão de banir o filme em território nacional foi autorizada por Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do país, vinculado ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo. Em um comunicado enviado ao jornal estatal Tuoi Tre, ele afirmou que a decisão de incluir tal cena no roteiro foi considerada “ofensiva”. Questionada, a Warner Bros. não quis comentar o caso.

Esta não é a primeira vez que a linha das nove raias causa problemas a séries e filmes no Vietnã. Em 2019, algo similar aconteceu com a animação “Abominável”, que chegou a ficar cerca de uma semana em exibição em salas de cinema. Já em 2021, foi a vez da Netflix ter que retirar o drama de espionagem “Pine Gap” do mercado vietnamita após fazer uso similar da imagem.

voltando pra home

PAPELPOP
Termos de Privacidade

Utilizamos cookies para personalizar sua experiência. Ao prosseguir, você aceita nossos termos e privacidade.