Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
música

Morre aos 83 anos Astrud Gilberto, lenda da bossa nova

Foi na voz de Astrud Gilberto que a faixa “Girl From Ipanema” se transformou, em 1962, em hit internacional. A cantora, um dos maiores nomes da bossa nova, faleceu nesta terça-feira (6). A notícia foi confirmada nas redes sociais pela neta da artista, Sofia Gilberto.

“Minha vovó fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto”, escreveu Sofia, no Instagram.

“Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud”, completou a menina, que é filha do músico João Marcelo Gilberto e da produtora cultural Adriana Magalhães.

Afastada dos palcos desde 2002, Astrud Gilberto nasceu na Bia em 29 de março de 1940. Entre 1959 e 1964, a jovem cantora engatou um relacionamento com o “pai da bossa nova”, João Gilberto, com quem teve um único filho.

Filha de pai alemão e mãe brasileira, a artista logo se mudou para os Estados Unidos onde cantou em um dos discos mais famosos da música brasileira, internacionalmente: “Getz/Gilberto”. A obra, que aproximou a bossa nova do jazz, além de revelar ao mercado norte-americano o gênero pela primeira vez, é uma parceria do então marido com o músico Stan Getz – daí o nome.

O projeto venceu o troféu de Álbum do Ano no Grammy de 1965. Além disso, Astrud foi a primeira brasileira a ser indicada na categoria Artista Revelação, a mesma em que Anitta concorreu em 2023. No ano seguinte, em 1966, ela ainda concorreria ao gramofone de Melhor Performance Vocal Pop Feminina pelo disco “The Astrud Gilberto Album”, o primeiro solo.

Informações sobre o velório não foram divulgadas por enquanto.

voltando pra home