música

Morre aos 64 anos Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM

O tecladista Luiz Schiavon, um dos membros fundadores da banda RPM, morreu nesta madrugada aos 64 anos. A notícia foi confirmada pela assessoria da banda ao jornal O Estado de S. Paulo.

Schiavon estava internado no Hospital São Luiz, em Osasco (SP), e foi vítima de complicações de uma cirurgia ocasionada por uma doença autoimune, em tratamento há cerca de quatro anos. Em nota, a família informou que o velório será restrito a familiares e amigos próximos.

“Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo. Portanto, a família decidiu que a cerimônia de despedida será reservada para familiares e amigos próximos e pede, encarecidamente, que os fãs e a imprensa compreendam e respeitem essa decisão”, diz o comunicado.

“Esperamos que se lembrem dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações. Despeçam-se, ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele”.

Trajetória

Formado em música no Conservatório Mário de Andrade, Luiz Schiavon começou a tocar piano ainda jovem, aos 7 anos de idade, a contragosto e por insistência da mãe. Fã de Deep Purple, chegou a montar uma banda cover antes de conhecer Paulo Ricardo, que namorava sua vizinha. Uma vez feita a amizade, ambos formaram a banda Aura, em 1980.

Três anos mais tarde, o RPM foi fundado. Influenciados pela música eletrônica, que vivia um período de renovação naquele momento, hits como “Olhar 43”, “A Cruz e a Espada”, “Louras Geladas” e “Revoluções Por Minuto” chegaram ao topo das paradas, transformando-os em um fenômeno Brasil afora.

Dupla imbatível, Schiavon e Ricardo criaram uma identidade própria para o grupo, que mesclava ao synth pop do pianista a sensualidade dos vocais roucos. O disco “Rádio Pirata Ao Vivo”, lançado em 1986, chegou a vender 3,5 milhões de cópias físicas.

Nos últimos vinte anos, entre idas e vindas com o RPM, Schiavon trabalhou compondo trilhas sonoras para novelas clássicas da TV Globo como “O Rei do Gado”, “Esperança” e “Terra Nostra”. Além disso, integrou a banda do “Domingão do Faustão” entre 2004 e 2010.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • series

CCXP25: “Cangaço Novo 2” será “mais violenta” e com “cenas de ação monumentais”

O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…

6 horas atrás
  • cinema

“Tensão deliciosamente desconfortável”: veja as críticas do intenso “Twinless”, que estreia hoje no Brasil

O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…

9 horas atrás
  • famosos

“Ela tem muito molho”, diz Rosalía sobre cantora mineira Marina Sena

Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…

10 horas atrás
  • cinema

“Batman 2” terá saída de Zoë Kravitz e chegada de Scarlett Johansson, diz site

Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…

14 horas atrás
  • cinema

Josh Hutcherson rebate críticas de Tarantino sobre “Jogos Vorazes”: “Todo mundo se inspira em todo mundo”

Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…

14 horas atrás
  • series

Série de “Harry Potter” será “encantadora” e fiel aos livros, garante executiva da HBO Max

A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…

16 horas atrás