Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução/Divulgação
Foto: Reprodução/Divulgação
famosos

James Cameron relata pressentimento “catastrófico” com submarino que visitava o Titanic

James Cameron, o diretor de cinema responsável pelo clássico “Titanic”, de 1997, disse que já esperava a tragédia do submarino Ocean Gate, que foi confirmada nesta quinta-feira (22), pela Guarda Costeira Estadunidense. O cineasta, que já fez a mesma rota do submersível por 33 vezes, conversou com diversos veículos sobre o ocorrido.

À BBC, Cameron disse que suspeitou que um desastre teria acontecido quando soube das falhas de comunicação. Veja o que ele disse:

“Eu logo percebi o que tinha acontecido. Para o sistema eletrônico, a comunicação e o rastreamento falharem simultaneamente… O submarino tinha ido embora. Eu imediatamente telefonei para alguns dos meus contatos que trabalham com submersíveis profundos. Em cerca de uma hora, recebi as seguintes informações: eles [tripulantes] estavam em movimento de descida. Estavam a 3.500 metros de profundidade, indo para o fundo, a 3.800 metros. Os sinais de comunicação e navegação foram perdidos… Eu pensei instantaneamente: você não pode perder a comunicação e a navegação juntas sem que um evento catastrófico extremo tenha acontecido. E a primeira coisa que me veio à mente foi uma implosão. Recebi relatos de que vários sistemas acústicos em operação pelo Atlântico, que hidrofones e coisas do gênero ouviram um evento implosivo muito alto naquele período.”

O diretor conta, também, que os últimos dias pareceram como um pesadelo, já que tantas pessoas falavam sobre barulhos, falta de oxigênio e mais. Para a rede televisiva ABC News, James Cameron diz que a similaridade com a catástrofe do Titanic em si foi surpreendente.

“Estou chocado com a similaridade com o desastre do próprio Titanic, no qual o capitão foi avisado diversas vezes sobre o gelo à frente de seu navio, mas que continuou a toda velocidade em um campo de gelo. É imprescindível que as pessoas entendam que o mergulho profundo com submersível é uma arte madura. Como desenvolvedor de submersíveis, eu mesmo projetei e construí um para alcançar as profundezas mais extremas dos oceanos — três vezes mais profundas do que o Titanic. Portanto, compreendo os desafios de engenharia associados à construção desse tipo de veículo.”

Submarino

Foi na tarde de ontem que a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que encontrou destroços do submarino Ocean Gate no fundo do oceano e que nenhum dos cinco tripulantes sobreviveram.

O submersível Titan imergiu na manhã do domingo (18) rumo aos destroços do Titanic, que naufragou em 1912. Cada tripulante, com exceção ao dono da empresa e capitão do submarino, pagaram cerca de R$ 1,2 milhão para visitar os escombros da embarcação.

No entanto, após uma hora e 45 minutos depois de iniciar a rota, o veículo subaquático perdeu contato com a superfície. Cinco pedaços da embarcação foram encontrados pelas autoridades norte-americanas.

O submersível tinha capacidade de oxigênio para 96 horas, portanto, se não tivesse ocorrido uma implosão, os passageiros teriam oxigênio até a manhã desta quinta-feira (22).

voltando pra home