música

Grammy faz mudanças nas categorias principais e impõe limites para músicas feitas com IA

Mais novidades no Grammy, uma das principais premiações de música. A Academia de Gravação revelou, nesta sexta-feira (16), novidades envolvendo as categorias mais conhecidas e o mundo da inteligência artificial.

A partir da próxima edição, os indicados em Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação diminuíram. Agora, terão apenas oito nomeados na disputa quando, antes, eram dez.

Seguindo neste caminho, a honraria anunciou, também, que nem todo mundo envolvido em um álbum receberá a indicação (e um possível prêmio).

Até as últimas edições da premiação, o Grammy premiava qualquer produtor, compositor, engenheiro ou artista na categoria de Álbum do Ano, mesmo que a pessoa co-escrevesse uma música em um projeto de 10 faixas, por exemplo.

Com as mudanças anunciadas nesta sexta-feira (16), a Academia de Gravação passou a considerar apenas os criadores de música que fizerem parte de, pelo menos, 20% de um álbum para, de fato, receber uma indicação e ser premiado, em caso de vitória.

Outras atualizações importantes do prêmio, que foram anunciadas hoje (16) e aprovadas na reunião do Conselho de Curadores da Academia em maio, incluem novas regras sobre música feita com a ajuda de inteligência artificial.

“Apenas criadores humanos são elegíveis para serem considerados, indicados ou ganharem um gramofone. Uma obra que não contém autoria humana não é elegível em nenhuma categoria”, diz o comunicado oficial, compartilhado pelo site The Hollywood Reporter.

Por fim, mas não menos importante, a Academia de Gravação contou que mudou a regra para produções elegíveis em Melhor Filme Musical.

A restrição que exigia que títulos indicados nessa categoria deveriam ter pelo menos 51% de sua minutagem composta por números musicais caiu. Dessa maneira, a novidade abre caminho para mais documentários biográficos e filmes ficcionais entrarem na corrida.

O Grammy 2024 ainda não tem uma data divulgada para acontecer. Inclusive, três novas categorias foram anunciadas. Veja detalhes neste link.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Grammy 2026: Bad Bunny, Kendrick Lamar, Lady Gaga, Olivia Dean e mais, confira os vencedores da noite

COMPLETAMENTE GAG! O Grammy 2026 entregou discursos fortes, quebras de expectativa e vitórias que transformaram…

11 horas atrás
  • televisão

Kenya Sade vai cobrir in loco o Super Bowl 2026 com Bad Bunny

O homem do momento vai chegar na tela da TV Globo com a garota do…

12 horas atrás
  • música

Pitchfork detona apresentação de Bruno Mars no Grammy 2026: “Mais um cosplay de banda funk dos anos 70 que ele repete há anos”

DESAGRADOU! A exigente Pitchfork detonou a apresentação de Bruno Mars no Grammy 2026, que aconteceu…

12 horas atrás
  • cinema

“Michael”: trailer mostra início do astro no The Jackson 5 até ascensão como Rei do Pop

A Lionsgate e a Universal Pictures divulgaram, nesta segunda-feira (2), um novo trailer completo de…

13 horas atrás
  • televisão

De acordo com chefe da HBO, a 3ª temporada de “The Last Of Us” pode ser a última da série

O futuro de "The Last of Us" na HBO segue cada vez mais incerto. Em…

13 horas atrás
  • música

Bad Bunny fala sobre vir ao Brasil pela primeira vez: “Quero ter novas experiências”

Depois de levar o maior prêmio da noite no Grammy 2026, Bad Bunny é capa…

15 horas atrás