A Academia de Gravação norte-americana anunciou nesta terça-feira (13) a criação de três novas categorias no Grammy. Os troféus de Melhor Performance de Música Africana, Melhor Gravação Pop Dance e Melhor Álbum de Jazz Alternativo passam a ser entregues em 2024.
Conforme explica a revista Variety, a ideia é fazer com que haja um critério mais apurado na hora de eleger os vencedores. A publicação cita como exemplo o fato de que nomes pertencentes a nichos muito diferentes concorriam entre si, tornando a disputa muitas vezes díspar.
Vamos conferir abaixo o que cada troféu buscará reconhecer?
Melhor Gravação Pop Dance
“Reconhece faixas e singles que apresentam essência dançante e acelerada, seguindo um arranjo pop. As gravações de dance pop qualificadas também apresentam fortes batidas rítmicas, instrumentos eletrônicos significativos com ênfase na performance vocal, melodia e ganchos. Os remixes de dance são elegíveis apenas na categoria de Melhor Gravação Remixada e não podem ser inscritos neste prêmio”.
Melhor Performance de Música Africana
“Esta categoria elege faixas e singles que utilizam expressões locais únicas de todo o continente africano. Destacando as tradições musicais melódicas, harmônicas e rítmicas regionais, o prêmio inclui (ainda que não se limite) Afrobeat, Afro-fusion, Afro Pop, Afrobeats, Alte, Amapiano, Bongo Flava, Genge, Kizomba, Chimurenga, High Life, Fuji, Kwassa, Gêneros Ndombolo, Mapouka, Ghanaian Drill, Afro-House, Hip-Hop sul-africano e Ethio Jazz”.
Melhor Álbum de Jazz Alternativo
“Esta categoria reconhece a excelência artística existente em álbuns de jazz alternativos feitos por artistas solo, duos ou grupos/conjuntos, com ou sem voz. O jazz alternativo pode ser definido como uma mistura de gêneros, algo híbrido e envolvente que mistura jazz (em termos de improvisação, interação, harmonia, ritmo, arranjos, composição e estilo) com outros gêneros, incluindo R&B, hip-hop, clássico, improvisação contemporânea, experimental, pop, rap, música eletrônica/dance e/ou palavra falada. Pode também incluir as técnicas de produção/instrumentação contemporâneas associadas a outros géneros”.
O Grammy, que celebra os maiores talentos da música em solo norte-americano ao longo do último ano, ainda não definiu a data para sua próxima cerimônia de entrega.
Tom Holland só tem elogios a fazer sobre as gravações do novo filme de Christopher…
Entre as variadas novidades musicais desta sexta-feira (11) está o oitavo álbum de estúdio do…
Grag Queen é quem dá voz à música-tema da segunda temporada do reality show “Drag…
Após celebrar uma década de carreira com um show documentado ao vivo no Qualistage, no…
Veio aí! A versão de “Don’t Cry For Me Argentina” na voz cristalina de Rachel…
E o Druski que aparece em uma das interludes do álbum "SWAG", do Justin Bieber,…
Leave a Comment