Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

deu no feed

2023 é um ano transformador para K-Dramas da Netflix e fomos até a Coreia do Sul descobrir o porquê

Lembro que descobri o mundo dos K-Dramas (na época, chamados de doramas) em 2017. Até então, as produções que se popularizaram no nicho eram romances, comédias românticas e dramas adolescentes. Já foi o suficiente para ficar fissurado e maratonar um monte de séries que me fizeram descobrir um novo mundo de entretenimento. Em 2020, as produções coreanas cresceram ainda mais, em 2021 tivemos “Round Six” que foi um divisor de águas. Agora, se a gente te contar como tudo isso está em 2023, você vai ficar chocado! E nós fomos até a Coréia à convite da Netflix para te contar tudo o que vimos.

A Netflix tem um papel importante na popularização das produções coreanas. “Kingdom” foi a primeira série original lançada pela Netflix Korea e logo surpreendeu pelo nível de produção. A plataforma emplacou mais sucessos como “Pousando no Amor”, “All of Us Are Dead”, o próprio “Round Six” e agora foram prometidas 30 produções originais, entre filmes e séries, ainda para 2023. Coisa gigante!

Em fevereiro, o Papelpop foi até Seul, capital da Coréia do Sul, para conhecer a Netflix coreana e ver algumas em primeira mão alguns dos grandes lançamentos desse ano: Kill Bookson (já disponível), Black Knight (já disponível) e Gyeongseong Creature (que chega ainda neste ano). Nós visitamos a sede da Netflix Korea e conversamos com Don Kang, VP de conteúdo da empresa. Ao longo do papo, ele contou o quanto que foi investido em produções coreanas desde 2016: “Não posso divulgar o valor exato, mas investimos cerca de 1 trilhão de won [cerca de 748 milhões de dólares] entre 2016-2021.”. Para este ano, foi divulgado que a Netflix investiu 2.5 bilhões de dólares.

O valor assusta pelo tamanho, mas reflete na qualidade das produções. Quem acompanha os lançamentos da Netflix se surpreende cada vez mais com efeitos visuais fantásticos, histórias surpreendentes e originais e um elenco cheio de estrelas que podem parecer novos para quem não está tão por dentro da cultura hallyu, mas que já tem carreiras consagradas no país. Diferente do que falei no início deste texto, hoje temos séries e filmes de romance, fantasia, ficção científica, terror, drama, cyberpunk e reality shows (“A Batalha dos 100” e “Solteiros, Ilhados e Desesperados viraram hits!)

“Em 2023, um de nossos objetivos é oferecer aos nossos assinantes pelo menos 1 ou 2 ótimos originais coreanos da Netflix durante todo o ano em todos os tipos e gêneros. […] Alguns exemplos são séries como Black Knight, um projeto muito ambicioso, uma história que se passa em uma sociedade distópica em um futuro próximo. Estamos realmente usando tecnologia e efeitos visuais de ponta para criar uma visualização imersiva do futuro próximo. Gyeongseong Creature acontece em 1945 na Coréia. Foi um tempo muito turbulento, mas também um tempo muito romântico e glamoroso […] Estou especialmente animado sobre Kill Boksoon. Ele só tem uma distinta qualidade cinematográfica, tão inteligente e brilhante. É de ninguém menos que nosso próprio talentoso diretor Byun Sung-hyun”, disse o VP.

Já que algumas produções que vimos foram citadas. Que tal começar a falar delas? Mas, antes disso, um detalhe impressionante que Don Kang nos contou: 85% dos assinantes da Netflix na América Latina assistiram pelo menos uma produção coreana. É a maior porcentagem entre os assinantes não-coreanos. Que moral, hein?

Kill Boksoon

Lançado em março, o filme já estava na mira dos cinéfilos no Festival de Cinema Internacional de Berlim. Dirigido por Byun Sung-hyun, acompanhamos uma assassina de aluguel renomada por décadas na Coréia chamada Gil Boksoon (catou o trocadilho?). As prioridades de vida dela começam a ser revistas quando enxerga a necessidade de estar mais presente na vida da filha, que está na adolescência. Porém, a decisão de se aposentar irrita o chefe do lugar em que trabalha e uma grande conspiração se forma contra ela. O que acompanhamos é a vida de uma assassina tentando uma nova vida enquanto se divide com responsabilidades de uma mãe solteira.

“Kill Boksoon” é um filme sanguinolento e com grandes sequências de ação muito bem coreografadas, mas que também entrega uma história emotiva com uma trama de mãe e filha complexa. Se você curte Kill Bill, por exemplo, vai se sentir bem servido. Mas as chances de acabar chorando vendo as reviravoltas também são grandes. A gente ama uma montanha-russa de emoções!

Falando em “Kill Bill”, durante a visita na Netflix em Seul, rolou uma entrevista com Byun Sung-hyun, diretor do filme. Ele contou que o filme de Tarantino foi uma inspiração para decidir o nome do filme e da protagonista: “O nome Boksoon na Coréia moderna é muito antigo e
desatualizado. E seu sobrenome ‘Gil’, que é um sobrenome real na Coréia, soa muito como ‘matar’, então houve um trocadilho ali. Foi também uma paródia de um dos meus filmes favoritos, Kill Bill de Tarantino. É também um apelido que Boksoon usa entre seus colegas.”

A atriz que vive Gil Boksoon talvez não seja familiar a você, mas a chegada dela ao filme significou algo grande. Jeon Do-yeon é uma renomada atriz no país e já recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. O prestígio dela é tão grande que o diretor surtou quando ela topou o papel: “Quando decidi que queria ser diretor de cinema, ela já era uma estrela de destaque. Tenho admirado o trabalho dela por tanto tempo, e eu sempre disse para todo mundo: “ela é minha atriz favorita absoluta na Coréia. Então foi inacreditável e quase estranha a sensação de trabalhar com ela. E depois de filmar com ela, pude entender como ela poderia estar no topo de seu jogo por tanto tempo.”. Aliás, a maior parte das cenas de ação são estreladas por ela mesma, tá? Sem dublê.

Quando vocês assistirem ao filme (e recomendamos fortemente que assista), prestem atenção num detalhe: “Kill Boksoon” divide a protagonista entre a vida de assassina e mãe de forma tão estética que a câmera divide a forma como mostra Gil dependendo do momento. “Quando queríamos retratar Boksoon como a mãe, você verá o lado direito do rosto dela. E verá principalmente o lado esquerdo quando ela está sendo mostrada como a assassina. E para fazer isso, tivemos que ser muito calculista no trabalho de câmera”, disse o diretor.

“Kill Boksoon” já está disponível na Netflix.

Black Knight

A mega-produção mais recente da Netflix é a série “Black Knight”. Pensa num “Mad Max” misturado com um ambiente cyberpunk ambientado na Coréia e com efeitos visuais impressionantes. Aqui, o planeta chegou num estado insustentável com poluição extrema em 2071 e agora o país se tornou um grande deserto, sendo possível apenas respirar usando uma máscara especial. Porém, claro, apenas as classes sociais mais altas têm acesso ao acessório, causando uma divisão na população. Se você é pobre, a maior chance de sobreviver é se tornando um entregador de encomendas e existe um deles que é lendário, o protagonista 5-8 (Kim Woo-bin). Quando ele descobre que existe um sistema para manter essa hierarquia, ele decide reunir rebeldes para quebrar a soberania dos mais ricos.

Assistindo logo ao primeiro episódio, é impossível não perceber o quanto as produções coreanas estão pau-a-pau com grandes séries populares do Ocidente, como “Westworld” e “Altered Carbon” (essa também da Netflix). Inclusive, efeitos visuais surpreendentes vindos da Coréia não são novidade para quem acompanhou “Round Six”, “All of Us Are Dead” e “Sweet Home”. E se a gente te contasse que visitamos o estúdio onde os cenários de “Black Knight” e de todas essas séries foram criados?

Nosso passeio por Seul incluiu uma ida ao Westworld, escritório de efeitos visuais que se tornou pioneiro no país ao utilizar um novo método de filmagem que combina rastreamento em tempo real e captura de movimento juntamente com a Unreal Engine. Durante a visita, pudemos ver como os visuais de “Black Knight” foram criados e ainda pudemos entrar no mundo da série a partir de realidade virtual, um jogo de corrida em 4D e ainda testar como a gravação deles inclui noção de espaço em tempo real com elementos virtuais. Para um fã de efeitos visuais que sou que que vos escreve, foi um deleite!

Inclusive, rendeu registros bem engraçados como este em que interajo com o Protein Monster de “Sweet Home”:

“Black Knight” já tem todos os episódios disponíveis na Netflix e é uma bela pedida para fãs do gênero. Você vai ficar impressionado com a adaptação de um mundo futurista e ainda vai ser surpreendido com grandes cenas de ação.

Gyeongseong Creature

Muito cuidado aqui para falar de “Gyeongseong Creature”, tá? Porque quase tudo que vimos ainda não podemos falar sobre! Muito pouco foi revelado, há poucas imagens e nenhum trailer foi lançado. E no meio de todo esse mistério, a gente foi visitar o set de gravações da série e o que podemos falar é: ficamos CHOCADOS!

“Gyeongseong Creature” será ambientada na Coréia de 1945, quando Seul ainda se chamava Gyeongseong. Na época, o país estava sob comando do Japão e a população vivia uma época sombria. No meio de tudo isso, um monstro é criado a partir da ambição humana e ameaça a vida dos dois jovens protagonistas: Jang Tae-sang (Park Seo-jun) – um dos homens mais ricos do país, e Yoon Chae-ok (Han So-hee) – uma investigadora. Segundo a Netflix, “a série promete entregar uma banquete visual, apresentando edifícios, roupas e adereços que representam a época”.

Além disso, essa é mais uma produção que a Netflix trouxe estrelas para o elenco. O ator Park Seo-jun esteve em “Parasita” e já é conhecido por “O que há de errado com a secretária Kim?” e “Itaewon Class” outros dois sucessos da plataforma. Han So-hee também é conhecida no mundo dos K-Dramas por “Meu Nome”, “Apesar de Tudo, Amor” e “O Mundo dos Casados”.

A série será lançada ao longo deste ano e ainda não podemos contar o que vimos nas visitas ao set. Mas vai agora uma prova de que estivemos lá! Hahahaha.

Gostaram dessa imersão coreana da Netflix? A gente promete voltar com mais novidades em breve!

voltando pra home