Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
cinema

Saiba como e quais produções são afetadas pela greve dos roteiristas de Hollywood

Você sabia que o Writers Guild of America (WGA), sindicato de roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, está em greve desde a terça-feira (02)? Os profissionais exigem remunerações e condições de trabalho justas, principalmente diante da expansão dos streamings e do uso de Inteligência Artificial.

Esta é a primeira grande greve do sindicato desde 2007, quando paralisou as atividades por três meses e lutou por mais financiamento. Na época, uma das consequências disso foi a redução de episódios de séries como “Gossip Girl” e “30 Rock”. Mas como o movimento deste ano afeta as produções?

Por ora, os principais atingidos são programas como “Saturday Night Live”, “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon”, “Late Night with Seth Meyers”, “Jimmy Kimmel Live!” e “The Late Show with Stephen Colbert”, que dependem dos roteiristas produzindo material até a hora de ir ao ar. Sem eles, as emissoras estadunidenses optam pelas reprises.

As paralisações já começaram no universo das séries também. Jon Hurwitz anunciou que a sala dos roteiristas de “Cobra Kai” foi fechada: “Lápis abaixados. Este não é um momento divertido, mas infelizmente é necessário. No momento em que um acordo justo estiver em vigor, voltaremos. Enquanto isso, mandamos força e apoio ao comitê de negociação”.

Outra sala temporariamente encerrada foi a de “Abbott Elementary”. “Se a greve continuar por um período significativo de tempo, nossa série não ficará pronta. Isso pode alterar a quantidade de episódios, o que tenho certeza de que deixará as pessoas muito chateadas”, alertou Brittani Nichols.

Já os responsáveis por “Yellowjackets” trabalharam por um dia e já pararam. “Foi incrível, criativamente revigorante e muito divertido, e estou muito animada para voltar assim que o WGA conseguir um acordo justo”, afirmou Ashley Lyle.

De acordo com a Variety, a escrita de “Big Mouth” também foi paralisada agora. Os roteiristas estavam trabalhando há seis semanas e terminariam em agosto, se não fosse a greve. A boa notícia é que, por ora, são poucos os projetos afetados.

Isso se explica: muitas das produções previstas para 2023, algumas até mesmo para 2024, já estão com seus roteiros prontos. Os sucessos “A Casa do Dragão” e “Good Omens”, por exemplo, se encontram exatamente nessa situação.

“Sou do WGA. Gostaria que isso não estivesse acontecendo, mas apoio absolutamente. Estarei em greve. (Para evitar as perguntas inevitáveis, a segunda temporada de ‘Good Omens’ foi concluída e entregue. No entanto, talvez eu não consiga divulgá-la como esperava)”, informou Neil Gaiman.

As gravações de séries e filmes podem seguir com os roteiros que já foram finalizados, mas sem a oportunidade de aprimoramentos narrativos no set. Isso se presumirmos que os diretores, produtores e atores decidam continuar trabalhando sem os colegas roteiristas, como aponta a CBS News.

Ainda não se sabe a duração da greve do WGA, que já vinha tentando negociar com os grandes estúdios Disney, Warner Bros., Paramount Pictures, Sony Pictures, Netflix, Amazon Studios, Apple e NBC. Vamos ver os desdobramentos e torcer para que as partes cheguem a um acordo justo em breve.

voltando pra home